Nesta segunda-feira (05), representantes da imprensa local foram convidados pelo Governo Municipal para conhecer de perto a construção do novo Aeroporto Municipal de Santa Rosa. Em uma visita guiada no canteiro de obras, engenheiros da empresa que realiza a obra e a equipe técnica da Prefeitura explicaram o que já foi executado e detalharam as próximas etapas do projeto.
Durante o tour, os profissionais da comunicação puderam ver de perto a dimensão da obra. O projeto conta com um investimento de R$ 65 milhões, com o objetivo de permitir a operação de aeronaves de maior porte, com capacidade para até 150 passageiros. A nova pista vai possibilitar voos diretos para destinos como Porto Alegre, São Paulo, Foz do Iguaçu e Campo Grande.
As dimensões da obra impressionam. Para a construção do aeroporto é necessário realizar um aterro, para chegar no mesmo nível da pista. Para isso, a empresa está trabalhando em uma área com a escavação que atinge 31 hectares, com profundidade de até 11 metros, similar à altura de um prédio de quatro andares. Até o momento, já foi retirado terra de 4 hectares que representa 4 campos de futebol. Ou seja, mais de 140 mil metros cúbicos de terra já foram movimentados, o que equivale a aproximadamente 10 mil caminhões em apenas três meses de trabalho.
Toda essa terra retirada de uma área do próprio aeroporto é levada para a nova área que precisa ser aterrada. Até o momento, as equipes já interviram em: 6,5 hectares de aterro (16 campos de futebol). A nova pista terá cerca de 2 quilômetros de extensão (com a Pista de Pousos e Decolagens e áreas de escape). O aterro em construção cobre uma área de 16 hectares, o equivalente a 40 campos de futebol e, deverá atingir até 16 metros de altura, o mesmo que um prédio de seis andares.
Recentemente, um profissional da Infraero chegou na cidade para começar o trabalho de fiscalização da obra. A contratação da empresa, referência nacional em operação e gestão aeroportuária, reforça o compromisso da Prefeitura em garantir os altos padrões técnicos exigidos nesse tipo de empreendimento. O vice-prefeito Aldemir Ulrich acompanhou a visita da imprensa e reforçou a importância do projeto, “Estamos acompanhando de perto cada etapa dessa obra histórica: maior obra da história de Santa Rosa. Ela representa um salto de desenvolvimento não só para a cidade, mas para toda a região”.
Além da nova pista, a próxima etapa planejada é a construção de um novo terminal de passageiros, que deve acompanhar o padrão da nova pista e garantir mais conforto e funcionalidade aos futuros usuários.