Um serviço inédito para o interior do Estado, foi inaugurado nesta quinta-feira (28) no Hospital Vida & Saúde: a Unidade de Saúde Mental para Crianças e Adolescentes. A inauguração contou com a presença da secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann e da diretora do DGAE, Lisiane Fagundes, vereadores, representantes da FUMSSAR, demais lideranças políticas e a equipe de profissionais da Instituição.
Voltada ao atendimento de crianças e adolescentes com transtornos psicológicos, a Unidade será destinada para pacientes do Sistema Único de Saúde, da Macrorregião Missioneira. Contando com dez leitos, inicialmente este serviço será prestado no setor de Pediatria do Hospital, e posteriormente na Unidade Dom Bosco.
Durante a solenidade, a diretora-geral Vanderli de Barros, destacou o trabalho desenvolvido pela Instituição para que o serviço fosse oferecido, exaltando o apoio do Governo do Estado neste processo. Com uma equipe multidisciplinar, a Unidade contará com a médica psiquiatra Lana Bárbaro, a coordenação da enfermeira Fernanda Flores e uma qualificada equipe formada por terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, técnicos de enfermagem, pediatra, pedagoga e neuropediatra.
Emocionada, a Secretária Estadual de Saúde parabenizou a formação da equipe de profissionais e toda a preparação da Instituição para o novo serviço. “Santa Rosa mais uma vez inova! A decisão de montar esse time de profissionais é porque realmente Santa Rosa será a inspiração do Rio Grande e do Brasil em leitos de saúde mental para crianças e adolescentes”, destacou a Secretária Arita Bergmann.
Na oportunidade, a Secretária foi homenageada pela Instituição, recebendo a medalha “Mérito Vida & Saúde” em agradecimento pelo trabalho desenvolvido no enfrentamento à pandemia e na gestão da saúde como um todo. Da mesma forma, recebeu o carinho de todos os presentes e o agradecimento pelos relevantes serviços prestados à população gaúcha.
O presidente Rubens Zamberlan relatou o trabalho desenvolvido pelo Conselho de Administração do Hospital ao longo dos anos e o esforço na profissionalização da gestão. Agradeceu o apoio recebido do Governo do Estado, parabenizou pelos avanços com o Programa Assistir e reconheceu o trabalho realizado na prioridade pelo pagamento em dia aos hospitais.