O governo do estado emitiu nesta quarta-feira (29), pela quinta vez consecutiva, avisos para todas as 21 regiões no Sistema 3As de Monitoramento, que gerencia a pandemia de Covid-19 no Rio Grande do Sul. A decisão foi tomada em reunião do Gabinete de Crise.
Houve um aumento no número de casos, fazendo com que a incidência semanal chegasse a 224 por 100 mil habitantes, conforme o Palácio Piratini. O número de internados entre casos suspeitos e confirmados, entretanto, diminuiu em 28, sendo um decréscimo de 18 pessoas em leitos clínicos e de 10 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
O aviso é o primeiro nível do Sistema 3 As de Monitoramento, vigente desde maio de 2021. Após esse patamar, existem os níveis de alerta, quando cada região precisa adotar planos de ação contra a pandemia, e ação, quando o estado intervém nesses planos.
O número de internados em leitos clínicos, suspeitos e confirmados nesta quarta-feira é 743, uma redução de 2,4% quando comparado à semana passada. Os internados em UTIs, suspeitos e confirmados, são 207, o que representa uma redução de 4,6% em relação à semana passada.
O estado atingiu, nesta quarta-feira (29), a marca de 40 mil mortes em razão da Covid-19. De acordo com o monitoramento feito pela Secretaria Estadual da Saúde, na semana foram registrados 118 óbitos por Covid-19.
O governo reforça a importância de a população buscar a dose de reforço e a segunda dose da vacina contra Covid-19. Cerca de 80% da população residente no estado está com o esquema vacinal primário (duas doses) completo, mas apenas 55,4% tomaram a dose de reforço.