Na tarde de quarta-feira (27), em transmissão ao vivo pelo Facebook, o governador Eduardo Leite apresentou um cronograma de retorno às aulas presenciais na rede pública e privada. Dividido em etapas, a volta gradual prevê o retorno da Educação Superior, cursos técnicos e cursos livres – restrito a atividades práticas para conclusão de curso – a partir de 15/06.
Já, a Educação Básica terá um retorno gradual, com previsão de iniciar pela Educação Infantil e o Ensino Médio a partir do dia 01/07. A expectativa é de que o retorno em todos os níveis seja concluído em setembro. A reabertura irá considerar também o cumprimento de protocolos e as bandeiras de cada município: só poderão retornar às aulas presenciais cidades com bandeiras amarela ou laranja.
A recomendação do Sindicato do Ensino Privado do RS (SINEPE/RS) é para que as instituições sigam as determinações anunciadas pelo Governo do Estado e que continuem oferecendo o ensino remoto no mês de junho, prática já adotada pelas instituições desde março, quando iniciou a pandemia. Para o presidente do SINEPE/RS, Bruno Eizerik, a definição do Governo é respaldada em dados científicos, portanto, deve ser respeitada. “Entendemos que o Estado está fazendo um trabalho elogiável, técnico e baseado em dados científicos”, complementa.
Tão logo o Governo do Estado publicar a portaria com os protocolos de retorno, o Sindicato realizará reunião com as instituições associadas para análise da implementação das medidas.