Gaúcha conquista bolsa integral em prestigiada universidade americana

Gaúcha conquista bolsa integral em prestigiada universidade americana

O sonho da jovem gaúcha Isadora Urio, de 20 anos, se tornou realidade. Ex-aluna da Escola Sesi de Ensino Médio de Gravataí, ela embarcou no sábado (6) rumo aos Estados Unidos, onde estudará jornalismo na Northwestern University, uma das universidades mais prestigiadas do mundo, localizada no estado de Illinois. A conquista veio com uma bolsa integral, que cobre todas as despesas do curso superior e foi obtida após um rigoroso processo seletivo. “É uma mistura de ansiedade e felicidade. Foram anos de preparação, e agora tenho a oportunidade de estudar em um ambiente que é referência internacional em jornalismo”, afirma Isadora.

O processo de candidatura para a bolsa foi dividido em oito etapas, que incluíram atividades extracurriculares, premiações, cartas de recomendação, testes de proficiência em inglês e diversas redações. Isadora aplicou em novembro de 2024 e recebeu com surpresa a notícia da aprovação com bolsa integral. “A full ride contempla todos os custos do estudante durante o período da graduação: alimentação, plano de saúde, visto de estudante, passagem aérea de ida, moradia no campus e até despesas cotidianas”, explica.

A estudante conta que sonhava há anos em estudar jornalismo na Northwestern. “Eu conheci a universidade no segundo ano do Ensino Médio e fiquei apaixonada. Ela é considerada uma das melhores do mundo para jornalismo, que é a minha área de interesse. No jornalismo, encontrei a possibilidade de conhecer constantemente coisas novas e transitar por diferentes áreas do conhecimento.” Apesar da escolha inicial, Isadora terá os dois primeiros anos de curso livres para definir sua trajetória acadêmica e, só então, escolher a graduação específica.

Durante o Ensino Médio, Isadora encontrou no Sesi-RS um ambiente acolhedor e estimulante para a aprendizagem. “A metodologia do Sesi é muito diferenciada. Trabalhamos com a resolução de problemas do mundo real, e isso despertou meu interesse em participar de projetos além da sala de aula. Por um tempo estive envolvida com as iniciativas de robótica e depois migrei para atividades ligadas a debates e comunicação. Em todas essas experiências, encontrei apoio do Sesi”, ressalta.

Em 2024, Isadora representou o Sistema FIERGS no Harvard College World Schools Invitational, torneio internacional de debates em inglês para jovens de até 19 anos. No ano anterior, já havia participado da Harvard Model United Nations, simulação da conferência da ONU realizada na Universidade de Harvard, em Boston.

Notícias Relacionadas