Nesta segunda-feira (05), professores e monitores da Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino de Santa Rosa participaram de uma formação pedagógica promovida pela Prefeitura. A atividade ocorreu no auditório da Unijuí e contou com a presença de aproximadamente 400 profissionais. Na oportunidade, os servidores puderam aprofundar seus conhecimentos sobre o neurodesenvolvimento infantil.
A formação teve como foco proporcionar aos profissionais uma compreensão mais ampla e científica dos processos que envolvem o desenvolvimento neurológico das crianças na primeira infância. A palestra “Fundamentos do Neurodesenvolvimento Infantil” foi ministrada pela professora e doutora Neusa Cristina Pereira da Silva, também docente da rede municipal. Com base no mapa do desenvolvimento infantil, foram abordadas as principais etapas e marcos do crescimento neurológico, bem como os fatores que influenciam esse processo, incluindo aspectos genéticos, ambientais, emocionais e sociais.
Além disso, a atividade destacou a relevância dos primeiros mil dias de vida do bebê, período considerado decisivo para o desenvolvimento cerebral e integral da criança. A Secretária de Educação e Cultura, Josyane Heck, ressaltou a importância da iniciativa, “Investir na formação dos nossos profissionais é garantir que nossas crianças tenham acesso a uma educação mais humana, acolhedora e baseada em evidências científicas sobre o desenvolvimento infantil”.
Outros temas discutidos incluíram a maturação do cérebro infantil e suas implicações no processo de aprendizagem e comportamento; a importância do afeto e da segurança emocional em sala de aula, reforçando o papel essencial do vínculo e das interações positivas no ambiente escolar e, a escolha de conteúdos apropriados para crianças pequenas, respeitando os estímulos adequados para cada faixa etária.
A proposta faz parte do cronograma contínuo de formação dos profissionais da Educação Infantil, reforçando o compromisso do município com uma educação de qualidade desde os primeiros anos de vida.