O Coronavírus mudou 2020 radicalmente, sobretudo, as rotinas de vários indivíduos, estabelecimentos, instituições e empresas que precisaram se reinventar para conseguir, mesmo em meio a uma pandemia, dar a volta por cima e continuar na ativa.
Assim, o Gazeta entrou em contato com diferentes setores de Santa Rosa que sofreram impacto diretamente do Covid-19, para elucidarem as dificuldades que tiveram, mas também as adaptações que efetuaram e como agora, apesar do cenário atual, estão em pleno funcionamento.
Dessa forma, um dos setores que acabou sendo afetado diretamente foi o de transporte, mais especificamente os aplicativos de carona, devido motoristas e passageiros estarem em contato dentro de um mesmo local limitado. Contudo, conseguiram executar um plano de contingência, se reinventaram e superaram
Fábio Luís Schallenberger e Marcos Vinícius Kraulich, Sócios Operadores do Aplicativo Garupa na região Noroeste do RS, conversaram com a equipe Gazeta.
Qual foi o maior impacto no setor de vocês devido ao Coronavírus?
Como a maioria dos setores da economia, a Pandemia do Coronavírus impactou direta e indiretamente o aplicativo de mobilidade Garupa. Mas, por se tratar de uma atividade essencial, o Garupa sempre ficou, e continua, a disposição da população de Santa Rosa e das mais de 800 cidades onde atua em todo o país, oferecendo uma opção barata e mais segura de deslocamento. Sem aulas e eventos em geral, o maior impacto acabou sendo quanto ao público atendido e os destinos das corridas solicitadas.
Diminuiu bastante a frequência de indivíduos, continuou o mesmo, ou aumentou?
Em um primeiro momento o número de corridas acabou diminuindo consideravelmente em virtude do menor fluxo de pessoas na rua e a interrupção de atividades como festas, eventos e aulas que representava uma grande parcela das chamadas. Mas com as adequações realizadas, a criação de novos serviços e a conscientização da população em geral de que chamar um Garupa é muito mais seguro, gradativamente a demanda foi aumentando e no momento, se apresenta bem próxima ao que era antes da pandemia.
Quais foram todas as adaptações que tiveram que fazer?
Desde o início da pandemia, o Garupa começou distribuindo álcool em gel para os motoristas parceiros, e tão logo a orientação para utilizar máscara foi dada pelos órgãos de saúde competentes, nós também as disponibilizamos aos Garupers. Nossos motoristas parceiros também receberam – e recebem – informações e orientações para evitar o contágio e a proliferação do vírus, sendo as principais medidas:
– Obrigatoriedade para motoristas e passageiros do uso de máscaras nas corridas;
– Disponibilização de álcool em gel dentro dos carros;
– Higienização constante dos veículos e limpeza após cada viagem, com álcool 70%, das superfícies e pontos de maior contato com as mãos dos usuários, como maçanetas e apoios em geral;
– Realização das viagens com os vidros abertos para facilitar a circulação de ar;
– Orientação para que, sempre que possível, sejam solicitadas corridas individualizadas ou para até dois passageiros por vez e que os mesmos ocupem os bancos traseiros dos carros;
– Os motoristas que apresentam sintomas do COVID-19 ou porventura com contaminação confirmada, serão afastados imediatamente, em quarentena, pelo prazo mínimo de quatorze dias, e devem seguir as orientações dos órgãos responsáveis.
Outras soluções criadas: Visando atender às novas demandas e realidades o Garupa também criou algumas novas modalidades de serviços, em destaque para o Garupa Delivery, onde os usuários podem realizar as compras de casa em restaurantes, supermercados, farmácias e demais estabelecimentos e chamar um Garupa Delivery para buscar e entregar a sua compra. Pensando nos profissionais da saúde que dedicam suas vidas para cuidar de todos nós e que mais do que nunca precisam de uma opção segura e econômica de locomoção, foi criado o Garupa Educação/Saúde, onde profissionais de saúde (além de estudantes e professores que já eram contemplados) podem se cadastrar no próprio aplicativo do Garupa para terem acesso a uma tarifa especial mais barata. Também firmamos uma parceria com o Hospital Vida & Saúde, e criamos uma forma dos usuários doarem um valor adicional ao hospital através da plataforma do aplicativo Garupa. Funciona assim: durante este período, antes de iniciar a corrida, o usuário tem a opção de realizar uma doação a partir de R$ 0,10 que é acrescido no valor da corrida e posteriormente repassado ao Hospital Vida & Saúde.
Como está funcionando?
O funcionamento do aplicativo Garupa continua basicamente o mesmo. O usuário deve baixar o aplicativo do Garupa na App Store ou na Play Store, realizar um cadastro rápido e já pode chamar a sua corrida 24h por dias e 7 dias por semana. Um diferencial bacana é que no Garupa o usuário pode chamar a sua corrida na modalidade cartão de crédito e o melhor é que os dados são inseridos antes, diretamente no aplicativo. Desta forma o contato direto entre motorista e passageiro é ZERO, pois não necessita repassar aos motorista dinheiro ou o cartão físico para pagamento da corrida.
O que você falaria para incentivar e deixar as pessoas seguras para voltarem a fazer chamadas no Garupa sem medo?
O Garupa é hoje a opção mais segura para a sua mobilidade do dia a dia. Desde o início das atividades em Santa Rosa, é feita a criteriosa seleção dos motoristas parceiros que só o Garupa faz, seguindo todas as exigências da lei federal 13.640/2018 e da lei municipal 5485/2018, com motoristas 100% legalizados, que não possuem antecedentes criminais, carros vistoriados e dentro das exigências e sendo todas as suas corridas pelo aplicativo protegidas pelo seguro a passageiros. E em tempos de Pandemia o conceito de Segurança do Garupa se estende também a questão sanitária. Chamar um Garupa é muito mais seguro, pois você pode fazer a sua corrida de maneira individualizada, evitando assim aglomerações e contato com outras pessoas na rua. E o melhor… o valor da corrida do Garupa é super acessível.
“Aproveitando o espaço, gostaria de parabenizar o Município de Santa Rosa pelos seus 89 anos comemorados na segunda-feira, 10 de agosto. O Garupa tem orgulho em já fazer parte desta história! No mês de novembro de 2018 iniciamos as atividades no município de Santa Rosa e o aplicativo Garupa foi muito bem recebido pelos usuários, motoristas parceiros, imprensa e demais setores. Bem verdade que enfrentamos algumas resistências, normais em atividades novas e disruptivas, mas hoje temos orgulho em ter sido os primeiros a trazer à Santa Rosa as facilidades e benefícios de um aplicativo de mobilidade, antes privilégio apenas de grandes centros e assim o Garupa contribuiu para revolucionar a mobilidade de Santa Rosa. Só temos a agradecer e parabenizar os Santa-rosenses”.