1
Shares
Pinterest Google+

Com o retorno das aulas, o excesso de peso que as crianças carregam nas mochilas é um assunto que volta à tona, afinal, é sobre o bem-estar e saúde dos pequenos que se focaliza.

O peso das mochilas escolares, o tempo que permanecem sentadas e a má postura em sala de aula podem levar à alterações nas curvaturas da coluna vertebral. Isso acontece devido ao fato que ocorre o aumento da pressão nas articulações e nos ligamentos em crescimento. Algumas dessas alterações que podem surgir pela sobrecarga da coluna são a hipercifose torácica, hiperlordose lombar e as escolioses.

A compra da mochila para as crianças, nesta época do ano, é algo que preocupa os pais. Entre os especialistas não existe um consenso sobre qual a mochila ideal, se é aquela clássica de colocar nas costas ou a de rodinha. O que se sabe e o que se orienta aos pais, é que devem estar atentos quanto à forma que carregam e ao peso das mochilas dos seus filhos.

“A vantagem das mochilas clássicas é que o peso se reparte de forma adequada entre as costas e os ombros, a largura da mochila não deve ser maior que as costas da criança e a parte inferior deve repousar na região lombar da criança. As alças acolchoadas são mais confortáveis e não machucam os ombros da criança, além disso, uma alça para prender na cintura da criança será mais adequada para ela distribuir melhor a carga. Cabe ressaltar que com a mochila de costas, a criança tem que ter o cuidado de nunca carregar em um só lado do corpo. Já nas mochilas de rodinhas o peso não recai diretamente nas costas, são mais fáceis de levar, porém é imprescindível que o transporte da mochila seja com a altura da alça correta e faz-se necessário que a criança reveze os lados para puxar a mochila”, explica Bianca Giongo Scherf, Fisioterapeuta da Espaço Inspire – Pilates e Fisioterapia.

Bianca Giongo Scherf, Fisioterapeuta da Espaço Inspire – Pilates e Fisioterapia.

A Fisioterapeuta Bianca sugere que as crianças levem para a escola somente os materiais que vão utilizar no dia, não ultrapassando 10% do peso corporal. “Por exemplo, se a criança pesar 30 kg, ela não deve carregar mais que 3 kg na sua mochila”, diz.

Diante dos inúmeros danos ocasionados pelo transporte excessivo de material escolar e os riscos do uso incorreto da mochila, sugere-se que pais e professores atentem-se para qualquer relato de dor nas costas por parte das crianças.

Previous post

Tem de doer no bolso

Next post

Uniforme escolar: a quem goste, ou não

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *