Estamos no final de novembro e junto vem o bombardeio de promoções relativas a Black Friday, que muitas vezes movimentam inclusive o mês todo ou principalmente estes últimos dias de novembro. Junto com estes promocionais, neste ano também tivemos nesta semana o início da Copa do Mundo de Futebol no Catar, que também gera motivos e movimentos comerciais no Brasil, alancados pelo esporte e pela empolgação relacionada a boa fase da seleção brasileira de futebol para este mundial.
No entanto, com as mudanças políticas e os protestos por parte da população, o ambiente comercial não está tão confortável como nos demais anos, percebe-se uma insegurança, um suspense na população, que ainda está querendo sentir uma estabilidade na transição econômica pela vitória do PT e do Lula nas eleições e também aguardando quais serão as consequências dos protestos, que desdobramentos poderão acontecer relativos a este movimento e quais serão os afetos disto na realidade do comercio brasileiro.
Os desafios deste novembro na realidade comercial são enormes, pois para realizar um crescimento no mercado, as empresas precisam conseguir aproveitar a copa da melhor forma e romper este ambiente inseguro na questão política, conseguindo diferenciar-se em relação aos concorrentes nas mais diversas estratégias comerciais que estão sendo lançadas para este período do ano. Além disto, a renda da população também está um pouco afetada em relação a disponibilidade de recursos para investir nas compras de final de ano, pois muitas empresas, principalmente as indústrias, sentiram os reflexos da instabilidade econômica e não estão realizando contratações e grandes investimentos até que os horizontes econômicos fiquem mais claros.
Uma boa notícia neste cenário é que na sequência já estaremos vivendo o clima de final de ano e vem os negócios relativos as compras dos presentes natalinos e as temáticas desta época, que envolve uma atmosfera de compras diferenciada para o período. Embora que neste ano de 2022 as coisas pareçam estar acontecendo numa velocidade estranha, por um lado muitas coisas acontecendo e por outro, nada se definindo, o que dá uma sensação de lentidão nos fatos, mas o relógio e o tempo estão correndo. A questão é como se organizar e passar por este momento com bons negócios?
Em minha visão o segredo está no planejamento e no entendimento das necessidades e expectativas dos seus clientes, pensar, organizar, comprar e investir em produtos e serviços que estejam adequadas aos seus clientes alvo, obviamente sempre trazendo novidades e lançamentos, mas este momento a assertividade de investimento pode ser um divisor de águas para a saúde financeira de qualquer negócio, então, acertar nas compras, evitar gastos desnecessários e ser bastante assertivo nos objetivos de negócios que os seus clientes estejam com tendências de fazer, pode ser o diferencial para ter sucesso nas vendas.
Desejo um bom final de novembro, bom planejamento e que os negócios aconteçam, transformando suas estratégias num grande sucesso de vendas.