Está marcada para a sexta-feira, 22 de março, a primeira exibição do Documentário “Árvore Lunar”. O evento será no Centro Cívico de Santa Rosa, às 20h, e reunirá colaboradores do projeto, voluntários, convidados e a comunidade geral.
O filme, produzido em Santa Rosa através do Projeto “Cinema de Verdade”, foi dirigido e roteirizado por Leandro Marcondelli e financiado pela empresa Vicini Aplicativos, com o apoio institucional da FENASOJA 2020.
A produção utilizou atores locais, cadastrados no banco de talentos do projeto Cinema de Verdade. Além do trabalho voluntário desta equipe de atores, algumas empresas e entidades da cidade entraram como parceiras do projeto, garantindo assim um trabalho completo de suporte e bastidores.
Conforme a direção, algumas etapas do processo de gravações foram improvisadas, devido à falta de recursos, mas o objetivo do grupo voluntário é aprender a fazer cinema de verdade com estes players do eixo Rio-São Paulo. Os custos da equipe técnica da Marcondelli Imagens foram patrocinados pela Vicini Aplicativos e FENASOJA.
A força tarefa “Cinema de Verdade” atualmente é liderada por Angela Rockenbach, tendo como diretor executivo Leonardo Vicini e direção geral de Leandro Marcondelli, além dos voluntários que colaboram nos trabalhos. O grupo foi criado em Santa Rosa, com intuito de profissionalizar o cinema na região.
Para Leonardo Vicini o investimento vem a contribuir com a criação cultural e o incentivo ao cinema. “É uma forma de apoiar e incentivar a produção cultural, com e boas expectativas de crescimento e visibilidade. Com a parceria entre instituições e empresas conseguimos viabilizar o projeto, dando destaca a nossa cidade”, disse.
Para Elias Dallalba, presidente da FENASOJA, a parceria na produção e apresentação do filme vem a enaltecer as particularidades que Santa Rosa apresenta. “O filme representa para a FENASOJA e para a região a primeira oportunidade de resgatarmos um valor histórico. É a oportunidade para nos mostrarmos a nível nacional. Nós acreditamos que o projeto traga excelentes resultados de visibilidade nacional”, enfatizou.
O diretor do filme, Leandro Marcondelli, tem 21 anos de experiência na área, tendo trabalhado em produtoras de publicidade e cinema. Foi premiado em diversos trabalhos e já atuou em todo Brasil e exterior. O tema escolhido por ele para produzir seu filme foi a “Árvore Lunar”.
Leandro esteve em Santa Rosa, em 2017, para produzir uma campanha publicitária nacional e na oportunidade conheceu a história da árvore, tendo inclusive acrescentado a imagem dela no comercial, como referência da cidade. E agora, após diversas tratativas, retornou para o sul, a fim de contar a história desta raridade. O filme será o primeiro com roteiro, direção e edição exclusivos de Leandro.
A produção “Árvore Lunar” será exibida apenas uma vez, pois será inscrita em festivais de cinema para concorrer a prêmios e os regulamentos destes festivais autorizam exibição única.
SERVIÇO
Quando: Sexta-feira, 22 de março
Local: Centro Cívico de Santa Rosa.
Horário: 20h.
Documentário Árvore Lunar – o primeiro filme produzido em Santa Rosa – RS, pelo Projeto “Cinema de Verdade”
Roteiro e Direção: Leandro Marcondelli
Diretor Executivo: Leonardo Vicini
Assistente de Direção: Angela Beatriz Rockenbach
Primeiro Assistente de Câmera: Tiago Tico Guedes
Chefe de Elétrica e Maquinaria: Rafael Salles
Produtor: Gelson Waier
Estagiária de Produção: Gabi Rock
Pesquisa: Clairton Martin
Maquiagem e Cabelo: Conexão da Beleza Cosméticos
Figurinos: Lojas Hoje e Requinte Noivas
Animação e Colorização: Pedro Gomide
Patrocinadores: Vicini Aplicativos e FENASOJA
Parceiros: Imigrantes Hotel, Acisap, Unijuí, Colégio Cairu, Dilson Stein, GW Produtora, Prefeitura Municipal de Santa Rosa