Um acidente nada comum foi registrado na manhã de segunda-feira em Santa Rosa, quando uma fossa séptica explodiu e deixou um homem gravemente ferido no Bairro Timbaúva. Ele estava fazendo a manutenção/limpeza da mesma, utilizando produto químico. Segundo informações dos Bombeiros que atenderam a ocorrência, dentro da fossa já existe a geração química de gás e, com a mistura do produto, acabou fazendo uma espécie de ‘bomba’.
Ao chegar no local, a guarnição encontrou o homem a cerca de 7 metros da fossa, tamanha foi a explosão. “Ele foi arremessado pela lajem, que explodiu e o jogou para longe. Encontramos ele consciente, com muita dor na região cervical e uma das pernas com ferimentos bastante graves”, relatou o Bombeiro Michel, que ajudou a prestar os primeiros socorros à vítima.
Ele diz que ao realizar este tipo de procedimento, é preciso muito cuidado. “A imperícia ao utilizar químicos neste tipo de limpeza de fossa, acaba gerando estes estragos de grandes proporções. Indicamos não usar este tipo de produto durante estas manutenções e sim, fazer a retirada do líquido existente na fossa com a maneira convencional, através da sucção por caminhões”, diz o Bombeiro.
Além disso, ele explica que determinados produtos podem até não provocar a explosão como aconteceu em Santa Rosa, mas gerar efeitos bastante nocivos, como atingir a capacidade respiratória de quem está lidando no local ou até mesmo simplesmente esteja próximo. “Combinar reações químicas é apenas para profissionais da área. De forma amadora é arriscada para todo mundo”, ponderou o Soldado Michel.