Experiências como Estratégia de Venda

Experiências como Estratégia de Venda

Atualmente uma linha que tenho visto em muitos negócios é a experiência como estratégia de vendas, principalmente em regiões metropolitanas, onde a concorrência é muito grande e o diferencial é uma necessidade para atrair mais clientes para o negócio. A ideia é permitir ou proporcionar aos clientes algum tipo de experiência durante o atendimento, que desperte sentimentos, sensações e lembranças nas pessoas, marcando o momento.

Normalmente estas estratégias exploram alguns de nossos sentidos: Olfato, Paladar, Tato, Visão e Audição e nos remete a algo surpreendente como sensações novas e diferentes com texturas que não identificamos ou até a uma lembrança como no caso de comidas e cheiros que nos levam a momentos vivenciados na infância.

Os principais canais de atração deste tipo de negócio é a visão e o olfato das pessoas, enxergar coisas diferentes, uma decoração temática, uma iluminação diferenciada, um ambiente que muitas vezes é convidativo a você conhecer, uma cor que chama atenção ou um objeto que se destaca e desperta curiosidade são linhas que acionam a visão. Outra porta são os cheiros, um cinema que coloca cheiro de pipoca na entrada, uma loja que emana cheiro de chocolate, um restaurante com cheiro de comida caseira, uma farmácia com cheirinho de limpeza ou cheirinho de bebê numa loja de produtos infantis, estes são exemplos de atração pelo olfato.

Mas muito mais do que apenas atrair, planejar experiências é pensar como a pessoa tem que sentir em vários momentos dentro de seu ambiente, desde a entrada, até a percepção dos produtos e serviços e a condução para compra com pagamento de despedida. Pensar estes momentos na lógica de experiência é um desafio, mas é esta condução que garante boas lembranças e uma marca positiva destas experiências nas pessoas.

Em restaurantes é comum a marca acontecer pelo paladar, mas este sentido também pode ser bastante explorado por bebidas como chás, sucos e produtos diferenciados que estejam focados em surpreender com sensações o paladar das pessoas. A união de mais de um sentido durante a vivência do cliente também é interessante, usar cores, cheiros e texturas diferenciadas em um mesmo produto e proporcionar acionamentos múltiplos pode ser uma ótima ideia, desde que tenha harmonia e equilíbrio na sequência e nas sensações.

Utilizar sensações relacionadas a Audição também são comuns em ambientes que trabalham com música ou que tem uma ambientação sonora. Um ambiente que sempre em chama atenção pelo sons e pelos cheiros, são lojas de produtos exotéricos, no entanto, podemos pensar e organizar quais sons que as pessoas devem escutar dentro do seu ambiente? Vai ter uma música, uma rádio, um som especial?

A provocação que penso ser importante pensarmos é: Quais sensações você desperta nas pessoas em seu ambiente? Você está explorando os sentidos para gerar sentimentos e sensações diferenciadas e que marquem a pessoa de alguma forma? Causar um arrepio, um troca energética, uma emoção são momentos que podem ser únicos na vida das pessoas e potencializar os negócios. Vamos pensar e respeito.

Comente sobre suas experiências e o que você gostaria de vivenciar no ambiente das empresas de nossa região.

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