A Escola Cívico Militar estava em estudo para ser instalada em Santa Rosa desde novembro de 2019. O processo de aprovação envolvia ouvir os professores, os pais e a prefeitura, cada processo teve uma aprovação em tempos diferentes, mas agora todos já aprovaram e a escola será efetivada.
O modelo em Santa Rosa será implantado em uma escola que já existe, no Colégio Cel Raul de Oliveira, em Cruzeiro do Sul, sendo necessárias apenas pequenas reformas para seu funcionamento.
O modelo irá seguir o projeto definido pela Secretaria Municipal de Educação e contemplará do primeiro ao nono ano do ensino fundamental. A ECM é modelo público, então será por matrículas. Os alunos que já estão matriculados na escola tem a preferência de permanecerem e o modo de ingresso de novos alunos ainda não está definido. “Uma ECM é um modelo criado pelo Deputado Estadual Tenente Coronel Zucco, e esse modelo foi “copiado” pelo governo Bolsonaro, no qual trabalha com professores civis na parte pedagoga e os militares na monitoria da escola. Os valores morais ensinados nesse modelo é um dos diferenciais, a segurança teremos na escola e em todo seu entorno, além que esse modelo tem as melhores notas do país em educação”, explica Vitor Vinicius K. Villar, Estudante de Direito e Presidente PRTB, Representante do projeto em Santa Rosa.
O projeto está na fase final, em que estão sendo conferidos todos os documentos jurídicos para dar início a escola. O projeto inicial contempla apenas com uma escola, mas, futuramente, de acordo com a demanda, podem ser abertas outras. “Também trabalhamos tentando viabilizar uma escola de nível médio (Tiradentes) futuramente”, comenta Vitor Vinicius.
Escola Cívico Militar será instalada em Santa Rosa

21 visualizações.
Notícias Relacionadas
-
Mais de mil pessoas participaram da abertura dos Jogos de Verão Santa Rosa/SESI 2025
A Prefeitura de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Esporte, em parceria com o…
-
Coopermil divulga calendário de Pre Assembleias referente ao Exercício 2024
A Coopermil divulga seu calendário de encontros das pre assembleias de apresentação do balanço de…
-
Dengue: altas temperaturas são um alerta para reforçar os cuidados
A Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa (FUMSSAR) divulgou os dados mais recentes sobre…
-
Deputado Classmann é líder de bancada há 15 anos na Assembleia Legislativa
O deputado estadual Aloísio Classmann foi reconduzido à líder da bancada do União Brasil pelo…