Então é Natal…

Então é Natal…

O Natal é um momento mágico para as pessoas e principalmente para o comércio. Nesta época as cidades se transformam, as luzes se acendem, as decorações natalinas enfeitam as ruas, as praças, os parques, as casas e modifica toda a atmosfera dos ambientes. Em nossa região a preparação destes locais está bastante vinculada também com voluntariado e ações sociais, por exemplo a cidade de Tuparendi, onde a decoração natalina foi resultado de planejamento e ação voluntária e está sendo um destaque regional, chamando a atenção de diversos turistas para registrar momentos em família nos locais decorados e preparados para receber a comunidade.

Circulando pelas ruas de Santa Rosa a noite e aos finais de semana, é possível observar o quanto o movimento aumenta nesta época do ano, as ruas ficam cheias de carros, a população circulante é enorme e é perceptível que o foco está nos passeios em família e na compra de presentes e lembranças para os entes queridos. Estimulando este movimento são organizadas diversas atrações culturais nos principais locais públicos como shows, atrações circenses, corais, teatros e muito mais para produzir bons momentos em comunidade. O Aumento da circulação das pessoas é uma grande oportunidade para todo comércio.

Com isto, pensando em atrair este público e realizar bons negócios, as empresas reorganizam seus horários de atendimento atender estes clientes em horário noturno e também aos finais de semana em horários diferenciados. Será que isto é suficiente? A grande questão é o que faz a diferença para chamar atenção das pessoas e fazer bons negócios.

Eu tenho visto algumas ações interessantes, muitas empresas fizeram contratação de Papai Noel para recepcionar seus clientes e assim produzir boas fotos e fazer a alegria das crianças com um abraço e alguns doces, outras usaram personagens infantis para atrair as crianças e chamar atenção para seus produtos, percebo também empresas que prepararam cenários para fotos em locais produzidos especialmente para a data, com temas natalinos e alguns simplesmente com cenários convidativos a fotos como balanços, asas, desenhos criativos e muito mais .

O que dá certo? Na realidade tudo depende do público-alvo de cada negócio e de como a empresa está organizada para atender este público. Sabemos que o população tem um foco específico na compra de itens para presente, então muito além de chamar a atenção das pessoas pela decoração bonita e pelas atrações interessantes que fazem elas virem até a loja, penso que é fundamental preparar opções de presentes pré montados, kits prontos para que o cliente consiga fazer escolhas rápidas e fáceis dentro das loja, ganhando tempo e exigindo o mínimo possível da equipe de atendimento, que consegue ser ágil e eficiente devido a esta preparação. Ter áreas preparadas com opções para criança, para adultos e para pessoas de mais idade, também facilita o direcionamento dos clientes.

Preparar ofertas e promoções que aumentem o volume de compra de cada cliente, também é uma estratégia interessante, lembrar que cada pessoa que está comprando presentes, também tem necessidades e que se encontrar ofertar que surpreendam e atendam suas expectativas, poderá fazer mais compras do que tinha planejado.

Desta forma, podemos perceber que no Natal, além de o clima estar quente porque é verão, no comércio a temperatura também se eleva, seja pela movimentação das pessoas, seja pela limitação da equipe, seja pelo grande número de negócios e entregas ou até mesmo pelos horários que acabam sendo bem puxados para todos. Mas o importante é que em 2021 o NATAL está acontecendo com liberdade para as pessoas estarem nas lojas, com proximidade no atendimento, com saúde para a maioria da população e isto já é motivo para comemoração.

Desejo a todos um FELIZ NATAL, muitas alegrias, muitas compras, muita saúde e uma boa confraternização entre as pessoas de seu convívio.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas