,

Covid-19: biometria não será utilizada nas eleições municipais

Covid-19: biometria não será utilizada nas eleições municipais

Por conta da pandemia do novo Coronavírus, o dia a dia das pessoas foi muito afetado com a necessidade do isolamento social, o qual também resultou em um grande impacto nas eleições municipais. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu que vai excluir a identificação biométrica dos eleitores nas eleições municipais de 2020.
Dois fatores pesaram para excluir a biometria. Primeiro, o leitor de impressões não pode ser higienizado com frequência, como a cada utilização. Segundo, a identificação biométrica tende a causar filas maiores, favorecendo aglomerações, já que o processo é mais demorado que a simples coleta de assinatura.
A Emenda Constitucional nº 107 – adiou, em razão do COVID-19, as eleições de 04 outubro para 15 de novembro de 2020 e os prazos eleitorais respectivos.
As Eleições serão realizadas sem a utilização da biometria, visando uma maior celeridade à votação e também um menor contato dentro das seções eleitorais. Dessa maneira, todos os eleitores que estão com o título regular poderão votar, mesmo os que não fizeram a biometria.
De acordo com a Chefe do Cartório de Santa Rosa, Carolina Wathier, Santa Rosa conta hoje com 57.295 eleitores, destes, 49.458 com biometria. “A preocupação do TRE/RS é fazer uma eleição que garanta a segurança dos eleitores, mesários e demais envolvidos no pleito. Para tanto, uma série de medidas serão tomadas, como uso de EPI, distanciamento nas filas, treinamentos de mesários de forma online, dentre outras”, explica.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas