3
Shares
Pinterest Google+

Tempero muda a vida! Não existe nada mais saboroso do que uma comida bem temperada, e de quebra, de maneira natural. Seja em legumes, carnes, sopas, aperitivos, enfim, qualquer comida, os temperos dão um toque essencial aos alimentos, sem que precise buscar em produtos industrializados e artificiais. Além disso, as ervas tem propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias, digestivas entre outras.

E o melhor, na hora de usar os temperos, não existe regra!

Isso porque, depende muito do gosto e particularidade de cada um, dessa forma, é uma forma de usar a criatividade e ir testando os que você gosta em alimentos diferentes.

Mirelli Papalia indica que sempre é bom ter temperos diversos e variados em casa. “Eles deixam a comida colorida, saborosa e dá um toque especial em um prato simples”, ressalta e sugere algumas combinações interessantes, como:

Alecrim: É uma erva aromática que combina muito bem com carnes assadas, incluindo carne vermelha, frango, porco e peixes. Também valoriza pratos que levam batata e outros legumes assados. Por ter um sabor marcante, deve ser utilizado com parcimônia. Tem propriedades digestivas.

Cebolinha: Proporciona mais sabor e frescor a preparações como omelete, arroz e pratos à base de batata (batata assada, purê etc.), além de valorizar o recheio de ricota ou frango utilizado em sanduíches e canapés.

Louro: Famoso por combinar muito bem com o feijão, o louro é um tempero versátil que acrescenta sabor a pratos como caldos, carne assada, carne de panela, molho de tomate, batata, cenoura e outros legumes. Digestivo e anti-inflamatório.

Manjericão: É um tempero muito utilizado em preparações à base de tomate, como molhos, sopas e saladas. Também pode ser adicionado a legumes assados e sobre o recheio da pizza. É diurético e antisséptico.

Salsinha: De sabor suave e refrescante, a salsinha é uma das ervas aromáticas mais versáteis e fáceis de usar. Ela pode ser acrescentada a praticamente todos os pratos, desde arroz, batata e legumes assados até sopas, carnes e tortas. Também pode ser utilizada como finalização das receitas para manter o frescor. Diurética e anti-inflamatória.

Além desses, a Nutricionista ainda comenta que orégano, açafrão, salsa, cebolinha, páprica, chimichurri, curry e pimenta são fundamentais, bem como uma infinidade de outros.

Mirelli também recomenda, como uma ótima opção, fazer seu próprio sal temperado, que pode ser usado em qualquer preparação ou receita. Com isso, ela ensina para todos os leitores como preparar.

SAL TEMPERADO
– 5 g (1 colher de sopa) de sal
– 25 g (5 colheres de sopa) de alecrim desidratado
– 25 g (6 colheres de sopa) de salsinha desidratada
– 25 g ( 6 colheres de sopa) de manjericão desidratado
– 25 g (6 colheres de sopa) de orégano desidratado
Basta misturar todos e guardar em um pote bem fechado com tampa.

Previous post

Você já pensou ou teve vontade de investir seu dinheiro?

Next post

Confira as mudanças nas aposentadorias em 2022

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *