São muitos os elementos determinantes na hora de comprar ou alugar um imóvel. Muita coisa já se consegue resolver pela internet, como uma triagem, pesquisa de local, entre outros requisitos e que são fundamentais para a decisão de assinar o contrato. Mas a visita ao local ainda é parte primordial no poder de decisão. E nem só a análise ao imóvel é importante neste momento. Avaliar também o bairro e o entorno do empreendimento podem garantir uma escolha mais certeira. Além disso, conhecer toda a estrutura do condomínio (quando for o caso) pode resultar em uma maior satisfação.
Jefferson Hentz, corretor de imóveis e proprietário da JBem Imóveis, comenta que a avaliação de imóveis na hora de compra, venda ou locação é de extrema importância, para que ambas as partes façam um negócio justo e dentro do valor de mercado. Isso gera uma segurança maior na transação. “É comum vermos proprietários ofertando imóveis com valores acima do que o mercado está pagando. Então, na hora de efetuar uma transação imobiliária, é importante consultar um profissional habilitado para exercer a avaliação”, salienta e explica que os principais fatores levados em consideração na hora de avaliar um imóvel são:
– Bairro: localização é extremamente importante, pois pode valorizar ou depreciar o valor final. A vizinhança também é um fator que influencia bastante;
– Padrão de construção: o material utilizado na construção, o acabamento;
– Posição solar: levado em consideração a posição solar e disposição das peças do imóvel quanto ao sol;
– Se for casa, o terreno é levado em consideração, metragem total, a metragem que o terreno tem de frente para rua, se tem aclive ou declive;
– Se for apartamento, a infraestrutura (salão de festas, academia), é analisado se tem elevador no prédio e o andar do imóvel.
Jefferson ressalta ainda que em Santa Rosa há algumas regiões residenciais com mais procura e demanda, como: Centro, Esplanada, Novo Horizonte, Ouro Verde, Timbaúva e Bairro Central.
“Hoje, estamos vivendo um momento em que o mercado imobiliário está muito aquecido devido a queda da Taxa Selic, onde os investimentos estão com rendimentos muito baixos, e a taxa de juros de financiamentos imobiliários estão extremamente baixos, elevando a comercialização de imóveis. Segundo Ricardo Amorim, renomado economista, estamos vivendo um grande ‘boom imobiliário’, sendo talvez o maior da história de nosso país”, finaliza Jefferson Hentz.
Como avaliar o bairro, o condomínio e o imóvel antes de comprar ou alugar

Notícias Relacionadas
-
Parceria do Sistema FIERGS com indústrias e prefeituras irá ampliar unidade do Senai em Horizontina
Na quarta-feira (12/03), uma grande comitiva de prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários participou da assinatura…
-
Cris Lisiê Kurylo, da Escola de Patinação Transnação, conquista título de Campeã Brasileira de Patinação Artística na modalidade Solo Dance
A atleta Cris Lisiê Kurylo, que representa a Escola de Patinação Transnação de Santa Rosa,…
-
Pré-conferências Municipais de Saúde iniciam na próxima semana
A partir da próxima semana, vão acontecer as reuniões nos bairros e vilas, chamadas de…
-
Ingresso da Indumóveis será de R$ 5
A Indumóveis 2025 confirmou o valor dos ingressos a serem praticados nesta edição da feira.…