Se sentir inchado, bem com perceber o inchaço no corpo, é motivo de bastante incômodo para grande maioria dos indivíduos. Comumente, o maior responsável por isso, é a retenção de líquido.
Elizangela Farias, formada em Massoterapia e Estética e Cosmética, e no momento cursando Biomedicina, explica que a retenção de líquidos é quando o corpo não consegue liberar todo o excesso de água, fazendo com que os fluidos se acumulem, principalmente em determinadas partes, como barriga, pernas, mãos e até mesmo no rosto.
Ademais, a profissional comenta que as causas para que a pessoa tenha retenção de líquido pode ser diversas. “Alguns são mais simples, relacionadas ao estilo de vida mesmo, problemas de saúde, como os que acometem o coração e os rins”, fala. Ela acrescenta também que algumas causas hormonais podem ter ligação com a gravidez e a menstruação. “Na primeira, é bem notória a retenção de líquidos nos últimos meses de gestação, o que contribui para as pernas cansadas. Já a segunda é a razão pela qual a barriga fica inchada e o peso aumenta em até 2kg alguns dias antes da menstruação vir”.
Sendo assim, atrelada a uma alimentação mais saudável, e prática de exercícios físicos, a massagem também pode ser uma forma de diminuir e ajudar quem está com esse problema. “A drenagem linfática é um tipo de massagem que ajuda o organismo a eliminar os fluidos e toxinas. Com os movimentos, os líquidos em excesso são conduzidos a saírem do corpo por meio da urina”, exemplifica Elizangela.
Essa massagem potencializa e estimula o bom funcionamento do sistema linfático através de movimentos. Ela tem influência direta no aumento da oxigenação dos tecidos, favorece a eliminação de toxinas e metabólitos, aumenta a absorção de nutrientes por meio do trato digestório, aumenta a quantidade de líquidos a ser eliminada e melhora as condições de absorção intestinal, dentre outras funções.
Isto posto, a drenagem linfática é uma técnica de massagem que tem por objetivo estimular o sistema linfático – uma rede complexa de vasos que movem fluidos pelo corpo – a trabalhar de forma mais acelerada. A técnica é manual.
A Massoterapeuta Elizengela elucida que indico a drenagem para todo tipo de pessoa. “Pois, o melhor de tudo é estarmos de bem com nós mesmos”, finaliza.