Home»Destaque»Com a presença da Chefe de Polícia Civil do RS, DRACO é inaugurada oficialmente em Santa Rosa

Com a presença da Chefe de Polícia Civil do RS, DRACO é inaugurada oficialmente em Santa Rosa

2
Shares
Pinterest Google+

Santa Rosa sempre foi uma cidade que se destacou em vários sentidos, inclusive, no que se refere ao trabalho das forças policiais, que lutam incansavelmente pela segurança da população. E agora, ganha mais um reforço, com a instalação de mais uma Delegacia, a DRACO, especializada na Repressão as Ações Criminosas Organizadas. Ela entrou em funcionamento no município em 11 de março, mas foi inaugurada oficialmente na tarde de segunda-feira, 27 de maio, com a presença da Chefe de Polícia do RS, Delegada Nadine Anflor.

Conforme o Delegado Tiago Roberto Tescke, que estará a frente da DRACO, a mesma terá como atribuições planejar, coordenar e executar as atividades de polícia judiciária, de apuração; prevenção e repressão das infrações penais praticadas por quadrilhas especializadas e organizações criminosas e dar proteção a policiais civis e autoridades dos órgãos do Estado da União que estejam sendo coagidos ou expostos a grave ameaça. Também combater a lavagem de dinheiro, tráfico de drogas, furto e roubo de gado, furto e roubo de veículos, ataques a caixa eletrônico, repressão a roubos a banco e instituições financeiras, extorsão mediante sequestro, roubos a transportes de valores, furto e roubo de cargas, roubos a residências e estabelecimentos comerciais com lesões, latrocínio (roubo seguido de morte) e receptação qualificada de veículos.

“Aqui cabe destacar o trabalho realizado pelo nosso Delegado Regional, Ubirajara Diehl Júnior, que de forma árdua e incessante, articulou junto a cúpula da PC, para que este importante órgão fosse trazido para nossa região. Agradecemos também, a Chefe de Polícia do Estado, Nadine Anflor, pela confiança em nós depositada. Não podemos deixar de salientar o papel decisivo do Poder Judiciário na instalação desta Delegacia, especialmente pelas contribuições alcançadas pela Juíza da Vara de Execuções Criminais, Dra. Vanessa Trevisol. Esta parceria possibilitou as adequações do prédio às necessidades da DRACO”, disse Tescke.

Para o Delegado Regional da 10ª Região Policial, Ubirajara Daniel Diehl Júnior, a DRACO tem extrema importância, pois ajudará cada vez mais proporcionar segurança para a população, através de repressão qualificada no trabalho da Polícia Civil.

Já a Juíza Dra. Vanessa Medeiros Trevisol, que atualmente comanda a Vara de Execuções Criminais em Santa Rosa, também fez uso da palavra e destacou a valorosa Polícia Civil. “Santa Rosa tem uma característica muito peculiar, que é o senso de coletividade, engajamento entre polícia e entidades que trabalham na segurança pública, mas acima de tudo existe o respeito. Procuramos sempre destinar a todas as instituições da Comarca e também as polícias civil e militar, recursos que possam ajudar. Tenho enorme carinho e admiração por todos os delegados e agentes daqui, temos um grande respeito, mas temos uma irmandade e uma confiança muito grande. Somos uma grande família, trabalhamos todos em prol da comunidade. Antes de exercemos nossos cargos e nossas funções, também somos cidadãos que escolhemos viver em Santa Rosa. Santa Rosa conta com a melhor Polícia Civil do Estado do RS, pessoas honestas, dedicadas, eficazes, muito capacitadas, humanas e de coração gigantesco e só tenho a agradecer por poder contar como Juíza Criminal, com uma equipe de pessoas tão iluminada com o seu dever, que fica muito mais fácil e prazeroso exercer nosso trabalho, que é a árdua atividade de combate ao crime”, frisou em seu pronunciamento.

O Prefeito Alcides Vicini, destacou que existe no espírito das pessoas de Santa Rosa, o jeito de ser de querer ajudar. “Com este espírito, buscamos a Justiça Federal, o Ministério Público Federal e tantos outros e agora, a nossa DRACO. Aqui as pessoas se colocam a serviço. Tenho orgulho de ser prefeito de uma cidade em que tem exemplos maravilhosos de homens e mulheres que se colocam a serviço da comunidade”.

Chefe de Polícia do Estado, Delegada Nadine Anflor

Por fim, a Chefe de Polícia do Estado, Delegada Nadine Anflor, enalteceu a cidade e as pessoas daqui. “A honra hoje é toda minha de estar aqui em Santa Rosa, é muito bom saber que aqui existe exatamente o que todos nós buscamos, que é a tão sonhada integração entre todas as instituições e não só entre os órgãos de Segurança Pública. Hoje é um dia de festa, para todos nós, da Polícia Civil, Delegados e Agentes, mas só podemos estar aqui inaugurando esta Delegacia de Repressão ao Combate ao Crime Organizado, porque o grande patrimônio que temos na nossa instituição são estes homens e estas mulheres. Não haverá inteligência, investimento e novas tecnologias que substituirão os homens e mulheres da Segurança Pública. Esta Delegacia vem coroar o trabalho de todos vocês, não apenas dos policiais, mas desta parceria que aqui existe, é por isso que o olhar da Chefia de Polícia e da Administração da Polícia Civil, entendeu como prioridade imediata a implantação desta Delegacia, que vai servir e proteger ainda mais a cidade de Santa Rosa. Saio daqui orgulhosa, feliz e contente com o que vi, e se o Hino do Rio Grande do Sul diz ‘Sirvam nossas façanhas de modelo a toda terra’, eu saio de Santa Rosa hoje dizendo, que o modelo de Santa Rosa sirva de exemplo para todo o Estado do Rio Grande do Sul”, concluiu.

Também fez uso da palavra, o Juiz Eduardo Busanello, que destacou o trabalho da Polícia Civil e da parceria que existe entre todos os setores.

A Draco em Santa Rosa está situada na Central de Polícia, onde também funcionam a Regional, DP e DPPA, e tem uma secretaria, cartório, serviço de investigações, setor de inteligência e análise de interceptações de sinais, núcleo de investigação e repressão ao crime de lavagem de dinheiro e plantão.

Previous post

Chuva de gols na primeira rodada do Campeonato Municipal

Next post

Quem tem Guerrero, não tem medo do “Papão”

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *