O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) reduziu de 25 para 20 horas a quantidade de aulas práticas obrigatórias para fazer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Na mesma resolução, publicada no dia 17 de junho, no Diário Oficial da União (DOU), o órgão determinou que o uso do simulador nas aulas de direção é facultativo.
“Conforme Resolução do Contran, ele passa a ser facultativo, a partir do dia 13/09/2019, deixando de ser obrigatório Para obtenção da categoria “B”, o candidato poderá optar por realizar até 05 (cinco) horas/aula em simulador de direção veicular, desde que disponível no CFC. Deverão ser feitas previamente as aulas práticas em via pública. São aulas limitadas a 50 minutos cada, com um conteúdo didático-pedagógico estabelecido”, explica Marta Jek da Silveira, Diretora de Ensino CFC São João de Santa Rosa.
Com isso, a proposta acaba refletindo nos preços também. “Se o candidato optar em não realizar as aulas em simulador, irá pagar a menos R$ 315,85 (R$63,17 h/aula)”, salienta Marta.
Ademais, o simulador como um processo facultativo entrará em vigor 90 dias da data da sua publicação. Resolução n.º778, de 13 de junho de 2019.