Home»Na História»Clube Concórdia completou 100 anos

Clube Concórdia completou 100 anos

9
Shares
Pinterest Google+

Imponente, belo, grandioso e vitorioso, são alguns dos adjetivos que pode ser classificado o Clube Concórdia de Santa Rosa. A história do Clube começa antes da emancipação política de Santa Rosa. Foi fundada em 16 de Setembro de 1919 pelos moradores do povoado 14 de Julho, tendo como sua primeira denominação da Sociedade Lyrica Concórdia, cujo o objetivo principal era praticar o canto. O Clube passou por várias administrações, sendo o primeiro presidente Doralino Leusin.

NOVA DIRETORIA: Conhecido na comunidade pelo trabalho voluntariado, Nei Rotta foi eleito o novo presidente do Clube. ele é Rotariano e Conselheiro do Hospital Vida & Saúde. No Clube Concórdia faz parte da direção há mais de 30 anos, período que atuou em diversas áreas, e também, como presidente do Caça e Pesca, antes da fusão com o clube. A eleição para a nova diretoria foi realizada no fim de agosto de 2018 e contou com apoio e participação dos associados, “Sempre tive uma atenção especial e desenvolvi um trabalho pelo clube. Temos que fazer o máximo por essa entidade que faz parte da história de Santa Rosa”. Nei Rotta destaca também que pretende, com apoio de sua diretoria, fortalecer os departamentos e fazer mais ações e eventos para chamar a comunidade de volta para a entidade. Vai atuar na direção, como vice-presidente e diretor social Eloi Magionne, como secretário Jorge Rither e como tesoureira Neusa Smanioto. Demais cargos estão sendo definidos e serão apresentados em outubro.

Quando passamos pela Avenida Rio Branco com a Rua Santos Dumont, deparamo-nos com uma grandiosa edificação, a qual teve uma grande importância na formação do município e região Noroeste.

A ACISAP quando tinha o Clube como sua sede, foi utilizado inúmeras vezes para eventos sociais da Associação e, segundo informações da administração do Concórdia, ocorreram muitos eventos importantes neste período que a ACISAP era na Sede Social do Concórdia. Outras instituições como Rotary e Lions também utilizavam do local para suas atividades sociais. A Fenasoja, evento que tem a marca de Santa Rosa, desde a sua primeira realização teve o Concórdia como aliado em todas as suas atividades sociais: eleições de rainhas, bailes de posse, almoços e jantares festivos. Também assim é com Hortigranjeiros, Sindilojas, CDL e outros que tem na sede social do SER Concórdia o local dos seus grandes eventos.

Quando as pessoas que vivem há mais tempo em Santa Rosa são questionadas sobre os bailes que eram realizados no Clube Concórdia, as lembranças são as mais variadas. Os eventos mais tradicionais eram carnavais, reuniões dançantes e o tradicional baile de debutantes. No grande Palácio Rosado eram e são frequentes aniversários, casamentos, formaturas e festas de associados.

A SER Concórdia sempre teve uma atuação em atividades esportivas marcantes no cenário local, regional e estadual. Bolão, bocha, futebol sete, padel, vôlei de areia e tiro foram esportes que sempre foram oferecidos, praticados e que sempre destacaram Santa Rosa no setor esportivo do Rio Grande do Sul.

Mas nem tudo foram rosas, alguns anos atrás a população de Santa Rosa ficou perplexa com a situação do Concórdia, causada por problemas administrativos, o que resultou em fechar as portas por um determinado tempo. No entanto, com trabalho árduo as coisas foram melhorando. Agora a entidade passou por reformas e reabertura da Sede Social com PPCI. Houveram reformas na Sede Campestre e readequações nos valores de anuidade e mensalidades dos associados. A reativação dos eventos na Sede Social também foi um grande avanço para alavancar e reafirmar a imponência do Clube.

 

Previous post

Santa Rosa tem um jovem observador de aves

Next post

Eduardo é o primeiro bebê de 2019

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *