No último domingo, Santa Rosa recebeu a 5ª Clássica da Soja Sicredi, válida como segunda etapa do Campeonato Gaúcho de Ciclismo de Estrada 2025. Com largada no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, o evento contou com mais de 250 atletas inscritos e foi marcado pelo alto nível técnico. O circuito incluiu percursos desafiadores, com um pelotão fazendo retorno em Cinquentenário e outro seguindo até Porto Mauá, antes de voltar ao Parque de Exposições. O evento foi realizado com a parceria da Prefeitura de Santa Rosa, BRPhonia, Zuk Especializadas, Comando Rodoviário e Fenasoja.
Entre os destaques da competição, Cristian Lazzari, da equipe Avaí Florianópolis, venceu na categoria elite masculina, enquanto Líbera Raquel, da equipe Fusion Race Team, de Panambi, conquistou o título no feminino. Além das disputas de ciclismo, a Clássica da Soja Sicredi trouxe um diferencial social ao evento, promovendo oficinas de ciclismo e atividades físicas para crianças, com participação especial de associações que atendem autistas e pessoas com síndrome de Down. O Secretário de Esporte de Santa Rosa, Cauhã Pereira da Silva, acompanhou a prova e destacou o evento, “A Clássica da Soja Sicredi é uma grande vitrine para o nosso município, mostrando não apenas o potencial dos nossos atletas, mas também o compromisso da cidade com o esporte e com a inclusão social”.
O evento teve apoio das prefeituras de Santa Rosa, Tuparendi e Porto Mauá. A segurança dos atletas foi garantida graças ao trabalho da Polícia Rodoviária Estadual e do batalhão de motos da Brigada Militar. Três ambulâncias também estiveram de prontidão para atendimento, reforçando a estrutura de segurança da prova.
Foto: Jonas Santos