Por Sola Kempfer de Souza
Calma! Todas, se estivermos vivas, chegaremos! Não é o fim, mas sim, o início de uma nova fase ao qual devemos estar preparadas para tantas mudanças.
O exercício físico é essencial no tratamento dos sintomas da menopausa. Normalmente, queremos algo que nos traga resultado imediato, mas com a atividade física, não é assim. É como uma obra, tijolo por tijolo, uma construção dia após dia.
Então, saia já do sofá e comece a reforçar sua musculatura, garantindo que aos 60, 70 ou 80 anos você tenha força suficiente para sustentar sua estrutura física.
Afinal, quem não quer ter autonomia para caminhar, passear, brincar com os netos, viajar ou executar tarefas simples do dia a dia?
Para manter a musculatura forte, é fundamental a prática de alguma atividade física, principalmente a musculação. Aumentar o tamanho de um músculo é igualmente proporcional a aumentar a nossa força. Além disso, ao fazer esse tipo de exercício, treinamos o cérebro para recrutar as fibras musculares necessárias para diversas ações, como carregar sacolas do supermercado, subir escadas, etc…
Você sabia? Entre os 25 e 50 anos, perdemos cerca de 10% de massa muscular. Dos 50 aos 80 anos, esse percentual sobe para 30%.
Lembre-se: os exercícios de força fazem parte do tratamento da menopausa. Além da reserva muscular necessária, eles ainda vão ativar os hormônios da felicidade: endorfina, serotonina, ocitocina e dopamina. Quem não quer?
Quer chegar na terceira idade com autonomia? Treine!