Ao longo do mês de maio é promovida uma campanha mundial de conscientização ao Câncer de Ovário. O compartilhamento de informações sobre a doença, é uma importante ferramenta de apoio ao diagnóstico precoce. Através disso, objetiva-se melhorar as chances de cura das pacientes acometidas.
O Câncer de Ovário é, incialmente, uma doença assintomática. Porém, com o crescimento das lesões, pode-se notar: o surgimento de desconforto abdominal, sensação de pressão no baixo ventre, aumento do volume desse abdômen, alteração no hábito intestinal e urinário (devido a compressão dessas lesões) e ainda o emagrecimento das pacientes. Todos os sinais citados, são de alerta, principalmente em mulheres acima de 50 anos.
Segundo o Oncologista Clínico, Dr. Pedro Lourega, “a história familiar de câncer de ovário é um fator de risco importante e deve ser informado ao médico para que ele possa orientar sobre o rastreamento da doença”. Além desse aspecto, fatores reprodutivos, hormonais, genéticos e excesso de peso aumentam as chances de desenvolver esse tipo de câncer.
No que diz respeito ao tratamento, o especialista relata que o câncer de ovário pode ser tratado com cirurgia, quimioterapia ou outras estratégias medicamentosas. “Tudo depende da extensão da doença, da idade, condições clínicas da paciente e se o tumor é inicial ou recorrente”, destaca Lourega.
O acompanhamento do oncologista e a participação de um time treinado para o tratamento dessas pacientes agrega melhores resultados e é fundamental na busca de boas práticas para a saúde plena. Para prevenir: fique atenta aos sinais do seu corpo, mantenha seu peso saudável e consulte seu ginecologista regularmente.
Câncer de Ovário: uma doença silenciosa
1 visualizações.
Notícias Relacionadas
-
ODVAN REVELA FACETA ASSUSTADORA DE RENATO E AJUDA A EXPLICAR O COMPORTAMENTO BIZARRO DO TREINADOR
siga @gremio_alerta no insta e no face Com o bom desempenho de Roger Machado no…
-
Vitória com Autoridade!
A boa notícia é que, se não teve atuação brilhante, teve vitória.Foram 38 mil torcedores…
-
Doenças cardiovasculares matam 400 mil brasileiros por ano
O Dia Mundial do Coração, um dos órgãos mais importantes e responsável pelo bombeamento de…
-
Aposentadoria Híbrida: Uma Alternativa para Quem Trabalhou no Campo e na Cidade
A aposentadoria híbrida é uma modalidade que pode ser a solução para quem, ao longo…