O Campeonato Gaúcho completa 100 anos em 2019, mais clássico do que nunca.
A fórmula de disputa é a mesma do ano passado.
Todas as equipes se enfrentam no primeiro turno.
Os oito melhores classificados avançam para as quartas de final, fase a partir da qual os enfrentamentos são eliminatórios, com jogos de ida e volta, entre o primeiro e o oitavo colocados, o segundo e o sétimo e assim por diante. O mesmo ocorre nas semifinais e finais.
Uma novidade na edição de 2019 é a confirmação do árbitro de vídeo (VAR, na sigla em inglês), nos clássicos Gre-Nais, independente da fase em que ocorram, e também nas finais.
O custo do uso da tecnologia será bancado pelos clubes nas fases preliminares e pela federação nas duas decisões.
O (Papito), Odair Hellmann tem um calendário cheio em 2018, com Libertadores e Copa do Brasil, e pretende aumentar a pré-temporada dos titulares.
O Colorado manteve a base de time que conquistou o terceiro lugar no Brasileirão de 2018 e contratou sete reforços, principalmente para o meio-campo e ataque.
Temos de continuar mandando em nosso Estado onde o Internacional é o maior campeão com 44 taças.
O primeiro jogo oficial de 2019 acontece neste domingo (20/1), às 19h, contra o São Luiz, no estádio 19 de Outubro em Ijuí, com presença maciça da torcida colorada.
Provável time pra estrear no Gauchão: Daniel; Zeca, Roberto, Emerson Santos e Iago; Rodrigo Lindoso, Rithely, Juan Alano, Sarrafiore e Guilherme Parede; Pedro Lucas.
Te dedico, Colorado!