Na sessão ordinária da câmara de vereadores desta segunda-feira (15) foi apresentado pelo Vereador Tenente Amarildo e subscrita por todos os vereadores que aprovaram por unanimidade uma Moção de Apoio ao pedido dos segurados do IPE/Saúde do estado do Rio Grande do Sul para que seja realizada uma auditoria nas contas do Instituto de Previdência do estado de forma a se identificar e descobrir a realidade da situação financeira de um instituto centenário, que sempre cumpriu com sua função e hoje está sucateado.
A solicitação tem por escopo saber qual a real situação financeira do IPE/SAÚDE, visto a veiculação nas mídias, de vários nosocômios, instituições e médicos que prestam serviço para esta autarquia, divulgarem um possível descredenciamento alegando falta de repasses financeiros devidos. Os seus segurados têm os descontos de contribuição ao IPE na folha de pagamento sendo efetuados mensalmente, sem atrasos, e sentem-se lesados por não terem o atendimento pelo qual fazem jus.
Foi salientado que imóveis do referido Instituto, foram vendidos/leiloados pelo Estado, e não se sabe o destino que tais valores arrecadados tomaram. Para elucidação dos fatos, os segurados do IPE entendem ser imprescindível uma Auditoria externa nas contas e trâmites que o nosso Estado/Governo adotou com as verbas arrecadadas e valores recebidos por tais vendas/leilões e descontos mensais. É necessário que representantes do IPE/Saúde venham a público e elucidem se ainda existem ou não dívidas para com o IPE/SAÚDE por qualquer poder, autarquia, instituição ou o próprio Governo do Estado, e havendo, porque ainda não foram quitadas.
“Os segurados querem explicações plausíveis sobre a situação em que se encontra esta instituição centenária, que sempre logrou êxito em suas funções, inclusive com fluxo de caixa positivo e que hoje está em colapso. Solicitamos aos Deputados representantes legais do povo respectivamente que manifestem sua solidariedade, pela relevância do assunto, em apoio a ação em busca da elucidação dos fatos.” Comentou o vereador Tenente Amarildo.