Nesta segunda-feira pela manhã, o Comitê de Crise de Santa Rosa, esteve reunido na Prefeitura Municipal, para definir estratégias de enfrentamento e para ver sobre a reabertura do comércio local. O vice-prefeito Luís Antônio Benvegnu, disse que a reunião foi muito madura e consciente, com todos muito atentos para a questão da preservação da saúde e também da continuidade da vida econômica no município.
“Chegamos a algumas conclusões e também ainda temos muitas dúvidas, assim como todos tem. Tomamos algumas decisões que podem mudar amanhã ou depois, conforme a evolução da epidemia, mas tivemos um consenso: que o distanciamento social é a melhor indicação para fazer o achatamento da curva”, disse ele.
Acrescentou ainda que desta forma, o vírus chega, mas em tempo maior e em número menor de pacientes. “Porque se não tiver o distanciamento, ela vai chegar concentrada e vai faltar leito e vamos imitar países da Europa”.
Por outro lado, o vice-prefeito salientou que há um Decreto no município que orienta algumas coisas e precisa ser adequado ao do Governo do Estado. “Eles devem estar alinhados um com o outro e seguir as diversas orientações no que diz respeito a reabertura do comércio, estipulando funcionamento em turnos, revezamento, distanciamento de pessoas e demais práticas de saúde”, frisou.
A FUMSSAR vai emitir manual de boas práticas e cada estabelecimento vai ser obrigado a preencher uma ficha com seu plano de trabalho, relatando como fará para evitar aglomerações e excesso de circulação de pessoas nas empresas.