Anualmente, o Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo realiza a Bênção das Águas. O evento na Usina CGH Santo Antônio da Cooperluz, no interior de Santa Rosa.
O momento, denominado “Bênção das Águas”, tem como objetivo refletir sobre as ações em relação ao meio ambiente e promover a manutenção do equilíbrio da nossa casa comum, garantindo água em quantidade e qualidade para o presente e para as futuras gerações. A atividade integrou a programação da 32ª Semana Interamericana da Água e da 25ª Semana Estadual da Água do Rio Grande do Sul, comemoradas de 6 a 18 de outubro de 2025, que neste ano têm como tema: “Água, Resiliência e Sustentabilidade: Como Construir Soluções Conjuntas para o Futuro?”
O evento foi promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica dos Rios Turvo, Santa Rosa e Santo Cristo, em parceria com a Amufron, Cooperluz, Prefeitura Municipal de Santa Rosa — por meio das Secretarias de Educação e Cultura e Meio Ambiente —, Cepers/Sindicato e Pelotão Ambiental da Brigada Militar. Participaram do encontro alunos e professores das escolas municipais Érico Veríssimo e 15 de Novembro, ambas escolas do campo.
A bênção ecumênica das águas foi conduzida pelo Padre Jorge Huppes. Em seguida, o Engenheiro Florestal Emerson Sichinel realizou uma fala sobre a construção da usina hidrelétrica, abordando temas como licenciamento, estudos técnicos e de viabilidade, além das fontes de energia limpa. Na ocasião, os estudantes também participaram de uma visita técnica guiada à unidade da Barragem Santo Antônio, acompanhados pelo responsável técnico da Cooperluz, Sr. Renato Pumpmacher.