Home»Esporte»Atividades físicas no calor exigem cuidados básicos

Atividades físicas no calor exigem cuidados básicos

1
Shares
Pinterest Google+

Com os dias quentes de verão o número de pessoas se exercitando pelas academias, ruas, praias, parques e avenidas aumentam consideravelmente. De acordo com dados da ACAD – Associação Brasileira de Academias, os brasileiros estão cuidando mais do corpo e o fenômeno “operação verão” já tem se estendido para os outros meses do ano. Para quem não acredita, o Brasil já é o segundo maior mercado de academia do mundo e, ainda segundo a ACAD, as matrículas nas academias crescem cerca de 30% no início do verão e esse índice sobe para até 45% se forem consideradas as adesões realizadas apenas na alta temporada.

As atividades físicas são extremamente importante, porém a prática incorreta ou excessiva de exercícios é tão prejudicial à saúde quanto o sedentarismo.

No calor é normal todo mundo se animar mais para praticar exercícios, porém no verão, as temperaturas sobem e, alguns lugares do Brasil, podem chegar a marcar até 40 graus. Por isso, alguns cuidados devem ser tomados para que você não passe mal ou sinta fraqueza durante a execução dos exercícios.

Abaixo estão algumas dicas do Sidnei Trost, da Academia Persona e Educador Físico, sobre os cuidados com a prática de exercícios físicos no calor:

Evite realizar atividadesfísicas em horários que o sol esteja muito forte
Atividades físicas ao ar livre não podem ser feitas em qualquer horário, devido ao calor. Os melhores horários para praticá-las são no inicio da manhã, até às 10h e após às 16h, pois o organismo possui um mecanismo capaz de manter os principais órgãos do corpo em uma temperatura estável. Quando em repouso, os músculos produzem pouco calor, comparado ao coração, por exemplo. Porém, quando um músculo é trabalhado por meio de uma atividade física, pode produzir 50 vezes mais calor que o resto dos órgãos juntos, esse calor interior é liberado para fora através do suor, como um processo de resfriamento do organismo, então quanto maior a temperatura corporal, maior a quantidade de calor que você vai produzir o que pode acabar ocasionando, entre outras coisas, a desidratação, ou se a temperatura do seu corpo aumentar muito, pode ainda causar desmaios e choque térmico.

Mantenha-se o tempo todo hidratado
Falando em desidratação, vale lembrar: beba água com mais frequência do que o normal. Quando se faz atividade física, você perde muita água através do suor e se você não repor a quantidade suficiente que seu corpo precisa para funcionar corretamente, acaba ficando desidratado.

Muita gente está cansado de ouvir falar sobre isso, e mesmo assim não da o devido valor ao consumo de água, principalmente no verão.

E ela pode ser bem mais séria do que você pensa, a desidratação pode causar desde tonturas e vômitos até a perda da consciência. Então, no calor, dobre seu consumo de água ou até isotônicos, que além de matar sua sede, ainda devolvem minerais e nutrientes que seu corpo perde com o suor.

Use filtro solar
Parece bobagem, mas filtro solar deve se tornar um hábito!

Ele é a arma mais poderosa contra o câncer de pele, e não pense você que isso é bobagem. Então antes de caminhar pela praia, ou correr no seu parque favorito ou avenida use filtro solar!

Invista numa alimentação mais leve
Se no inverno nosso corpo sente uma necessidade maior de comer alimentos mais calóricos graças ao frio. A boa notícia é que no verão a gente acaba preferindo investir em alimentos mais “frescos” como saladas, frutas, grelhados ou vitaminas.

O que é ótimo, porque além de ajudar a manter a sua dieta, os alimentos mais leves auxiliam na sua digestão, evitando que você fique estufado, ou ainda que isso atrapalhe a execução dos seus exercícios.

O ideal antes de ir treinar é comer uma fruta, e ingerir menores quantidades de comida durante todo o dia.

“O corpo humano foi criado para o movimento, se você tem uma vida sedentária, está na hora de pensar em formas de se mexer mais. Ter uma vida ativa nos traz benefícios tais como: Queima de calorias e perda de peso; Manutenção da tonificação dos músculos; Melhora a circulação; Melhora as funções cardíacas e pulmonares; Aumento do autocontrole; Redução do estresse; Aumento da habilidade de concentração; Melhora a aparência; Reduz a depressão; Melhora a qualidade do sono; Prevenção de pressão sanguínea e colesterol alto e diabetes, além que diminui o risco de doenças”, diz Sidnei.

O Educador Físico ainda indica que é válido sempre lembrar de nunca começar ou aumentar um programa de exercícios sem passar por uma avaliação de um profissional habilitado, que beba muita água, cuide da alimentação e alongue-se. Os alongamentos preparam o organismo para os exercícios e devem ser feitos antes e depois das atividades. Na academia ou na rua. Não importa o lugar, mas escolha sempre uma atividade prazerosa, pois assim é bem mais fácil manter o ânimo para fazer algo que você realmente goste’’, finaliza Sidnei Trost.

Previous post

UTI Adulto teve 600 pacientes em 2018

Next post

Cartórios divulgam os nomes mais registrados no estado em 2018

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *