Atendimento como diferencial para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes

Atendimento como diferencial para aumentar as vendas e a satisfação dos clientes

Atualmente com a globalização do comercio, consumidores da nossa cidade tem acesso de compra direta a grandes marcas e grandes empresas pela internet e fazem compras por aplicativos e sites a todo momento de empresas de qualquer lugar do mundo. Neste cenário, é fundamental cada negócio, principalmente os locais, terem um diferencial para destacar-se no mercado e assim ganhar a atenção dos clientes e fazer bons negócios, garantindo sua sustentabilidade, também reforçando a economia das cidades da nossa região.

Um dos principais pontos de reconhecimento da diferenciação de um negócio para o outro é o atendimento. Este também é um dos grandes motivos de perda de clientes na maioria dos negócios, quando não é qualificado. A preparação da equipe para atender bem os clientes e transformar a visita do cliente em sua loja numa boa experiência é fundamental, isto é possível garantindo alguns itens:

1 – Entenda a necessidade do cliente: Faça perguntas para entender o que o cliente precisa, o que está buscando, qual é o problema que ele quer resolver, quanto quer/pode gastar e o que efetivamente ele está precisando. Entendendo a necessidade será possível oferecer soluções mais adequadas e o cliente se sente compreendido, valorizado, com valorização do seu tempo, apresentando opções mais assertivas e dentro do valor que ele deseja investir para ter a solução. Assim a tendência é o cliente buscar esta mesma experiência nas próximas compras, formando um vínculo com a sua empresa.

2 – Conheça os produtos e serviços da empresa: Com a internet os clientes têm acesso a muita informação e normalmente, buscam no seu negócio um entendimento mais profundo dos produtos e serviços para ver se realmente irão atender a necessidade. Então os vendedores precisam estar bem informados sobre as tecnologias e características dos produtos e serviços que são vendidos pela empresa, principalmente os benefícios e vantagens que estes produtos e serviços são capazes de gerar para os clientes, unindo desta forma a necessidade que o cliente está trazendo ao resultados que a solução vendida pela loja pode gerar para o cliente. Quando este ciclo fecha, não importa mais tanto o preço, nem a concorrência. Isto é um grande diferencial, muitos negócios têm um mundo de produtos, mas os atendentes muitas vezes, conhecem menos dos produtos do que o próprio cliente que está vindo comprá-los.

3 – Cordialidade e Empatia com o Cliente: Os clientes gostam de atenção e de serem bem tratados, ser cordial, simpático e abrir um sorriso a cada atendimento parece muito simples, mas é um dos fatores que mais influenciam no que é considerado um bom atendimento presencial. Uma forma importante de garantir uma boa experiência é tratar o cliente como você gostaria de ser tratado, com atenção, cuidado, ouvindo as necessidades e buscando soluções adequadas, com vontade, com prestatividade. Isto tudo são ferramentas que nos levam mais próximos de uma satisfação do cliente e que podem garantir assim um diferencial no atendimento de qualquer negócio.

4 – Padronização na equipe e na forma de atender: De nada adianta uma pessoa fazer tudo certo no atendimento e o seu colega, tratar o cliente de uma forma totalmente inadequada. O Ideial é preparar o time do seu negócio com um padrão de atendimento, organizar formas de abordagem com os clientes, formas de entender o desejo e a necessidade com perguntas chaves, já pensadas anteriormente. Organizar o fluxo dentro da empresa, permitindo acesso facilitado aos produtos, informações simples e práticas que garantam ao vendedor acesso direto as soluções que serão apresentadas ao cliente. O Padrão de atendimento é um dos itens mais desafiadores para qualquer negócio, por que precisa entender a necessidade dos clientes, unir produtividade da equipe, pensar a forma de acesso as informações como sistemas, preços, estoque, produtos, benefícios, forma de pagamentos, entre outros fatores. Mas este item é o que consegue multiplicar o bom atendimento para a maioria dos clientes de sua empresa e permite o crescimento, levando este padrão para qualquer ponto de atendimento da empresa, seja numa filial, numa feira ou em outro ponto de venda do seu negócio.

Siga as dicas e transforme o seu atendimento em um grande diferencial para o seu negócio. Se precisar de ajuda, conte conosco.

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