Três apenados do Presídio Estadual de Santa Rosa foram premiados na Solenidade de Premiação do 1º Concurso Artístico “Farmácia Vai à Escola”, do Projeto Educar RS. O evento, que garantiu o 1º lugar a um deles, aconteceu no auditório da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde.
Os premiados são três educandos do Ensino Fundamental e Médio, que fazem parte do Núcleo Estadual de Educação de Jovens e Adultos (NEEJA). Como eles são do regime fechado, o prêmio (1 tablet) foi recebido por um representante da direção do NEEJA, que, posteriormente, fará a entrega para os apenados em uma cerimônia que será realizada dentro da unidade prisional.
O projeto Educar RS é coordenado por Agnes Nogueira Gossenheimer, do Departamento de Assistência Farmacêutica (DEAF) da Secretaria da Saúde do Estado do Rio Grande do Sul (SES/RS). O objetivo é proporcionar aos educandos privados de liberdade momentos de novas aprendizagens.
Na unidade prisional, o projeto foi desenvolvido com participação de toda a equipe escolar, que atua sob direção de Sandra Chitolina e coordenação de Marlei Dal Ben Gomes, e conta com a atuação dos professores da 17ª Coordenadoria Regional de Educação Fátima de Lurdes Tolomini, Sueli Araci Pachla, Jonas Fusiger e Jair Staudt. A administração do Presídio e a equipe técnica da casa prisional também colaboraram.
“A Divisão de Educação Prisional incentiva e fomenta ações de tratamento penal, acreditando que através da educação é possível incluir aquele que foi excluído, e, nesse processo, enaltecemos a importância do profissional da educação, contribuindo para uma sociedade melhor”, destaca a assistente social Maura Moisinho, da Divisão de Trabalho Prisional do Departamento de Tratamento Penal da Susepe.