No dia 12, aconteceu a abertura da Animação Missionária Juvenil Salesiana (AMJ-RS). Adolescentes e jovens das presenças salesianas (colégios e paróquias) do Estado do Rio Grande do Sul participaram do evento de abertura. Neste ano, os encontros são totalmente on-line devido à pandemia do coronavírus. O objetivo da missão é proporcionar aos adolescentes três princípios: Encontro Pessoal com Jesus Cristo; Experiência missionária (Igreja em missão) e Discernimento Vocacional.
O estudante do Dom Bosco, Lucas Eduardo Lunardi, de 16 anos, conta que as expectativas são as melhores possíveis. “Apesar de ter o mesmo propósito todo ano, cada AMJ é especial e única na minha vida. Este ano, por ser online, em um formato totalmente diferente, me senti ansioso e nervoso como se fosse meu primeiro ano. Espero que eu amadureça como pessoa e tenha muitos aprendizados, possa formar novas amizades, e me fortalecer na fé”.
Laisa Gabriela Dallalba, também aluna do Dom Bosco, participa pela primeira vez da AMJ. Ela conta que sempre teve uma admiração muito grande pelos missionários da escola, fazendo com que o sentimento de querer fazer parte florescesse. “No meio de tanta turbulência, a missão vem como uma luz, a luz da tela do notebook que ilumina mais de 100 jovens participantes. Minhas expectativas são de conhecer mais pessoas, me reinventar e poder desenvolver minha relação com minha religião e fé”, conta Laisa.
A AMJ acontece todos os anos, no período de férias escolares. Neste ano, acontece de 12 a 18 de julho e conta com a presença de 19 jovens de Santa Rosa. No total, a missão reúne cerca de 120 jovens de todo o estado.