1
Shares
Pinterest Google+

No final de 2018, agricultores de Tuparendi foram beneficiados com a construção de açudes em suas propriedades. Desde então, eles têm a oportunidade de melhorar a produção agropecuária com a instalação de sistemas de irrigação a partir da água reservada.

Cada município da região foi contemplado com dez projetos, todos elaborados pela Emater/RS-Ascar em agosto de 2017. Os agricultores beneficiados foram selecionados pelo Conselho Municipal Agropecuário.

Os recursos para a viabilização da construção de açudes têm origem no Fundo Estadual de Recursos Hídricos, gerenciado pela Secretaria Estadual do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema). Com os açudes, estima-se que seja viabilizada a instalação de mais 450 pequenos sistemas de irrigação, nos 45 municípios de abrangência do Escritório Regional da EMATER/RS-ASCAR de Santa Rosa.

As obras foram realizadas no período de 21 a 29 de novembro, executadas pela Empresa Terpacon Construtora e Pavimentadora Ltda, de Novo Hamburgo, com acompanhamento técnico da Emater/RS-Ascar. O convênio formalizou o repasse de 24 horas-máquina por beneficiário.

A família de Bruno Kinas, da localidade de Matinho Queimado, foi beneficiada com a construção de um açude. “A gente ficou muito feliz de ser contemplado, de ganhar um açude. Ficou muito melhor do que a gente esperava”, destaca Bruno. O produtor, que pretende melhorar a produção leiteira a partir da irrigação de pastagens, elogia: “A empresa executou muito bem a obra, com equipe capacitada e ágil”.

Durante as vistorias das obras, as famílias receberam mudas de árvores nativas para plantarem próximo a nascentes ou também em outras partes das propriedades. Esta ação foi realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria da Agricultura, e as mudas foram produzidas no viveiro municipal.

Previous post

Pequeno produtor de Tuparendi está ganhando dinheiro com melancia

Next post

Mais de 6 mil crianças atendidas em 2018 na Pediatria

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *