Agricultores de Porto Mauá recebem orientações sobre irrigação

Agricultores de Porto Mauá recebem orientações sobre irrigação

Em roda de conversa promovida nesta quinta-feira (27/11), pela Emater/RS-Ascar, agricultores de Porto Mauá tiveram a oportunidade de trocar experiências e sanar dúvidas técnicas sobre a implantação e uso de sistemas de irrigação, manejo adequado do solo e da água, bem como acesso a políticas públicas. A atividade foi realizada a campo, na localidade de Campo Alegre junto à propriedade de João Roque e Sandra Gnatta, que é uma Unidade de Referência Tecnológica em pastagens e irrigação.

O extensionista da Emater/RS-Ascar Germano Buttow contextualizou a adoção de irrigação em Porto Mauá, onde a Instituição elaborou 23 projetos, destes 22 já implantados. Já a extensionista social Leni dos Santos Froelich destacou a importância de um olhar sistêmico sobre a propriedade, com ênfase na família e na sucessão rural, lembrando que os elementos mais importantes de uma propriedade são as pessoas.

Na oportunidade, o assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar Marco André Junges abordou características e benefícios da implantação de um sistema de irrigação, assim como aspectos práticos para a operacionalização da irrigação na propriedade associados à adoção de práticas conservacionistas do solo para a otimização do uso da tecnologia.

Também foi evidenciado o Programa Estadual de Irrigação, coordenado pela Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), assim como outras políticas públicas que facilitam o acesso a tecnologias e oportunidades de ampliação da produtividade e da renda no meio rural.

Gnatta contribuiu com um relato sobre as potencialidades e limites do sistema de irrigação por aspersão convencional voltado a pastagens adotado em sua propriedade há 10 anos, promovendo a troca de experiências e debate entre os participantes.

O acesso consciente ao crédito e a gestão da propriedade rural também estiveram em pauta, numa abordagem conduzida por representantes do Sicredi.

Os escritórios municipais da Emater/RS-Ascar estão à disposição para a elaboração de projetos técnicos e de crédito para sistemas de reservação de água e irrigação. Os extensionistas, quando acionados, realizam um diagnóstico de viabilidade, com a análise de pontos-chave da propriedade como disponibilidade de água, cultura a ser irrigada, tipo de solo, relevo, energia, escolha do sistema, manejo da irrigação e possibilidade de pós-venda com a aquisição de materiais preferencialmente de empresas da região.

Notícias Relacionadas