Afinal, o ovo faz bem ou mal a saúde?

Afinal, o ovo faz bem ou mal a saúde?

O dilema se o ovo faz bem ou mal a saúde é arcaico, mas ainda sim há dúvidas sobre esse alimento. Conquanto, a gema do ovo, ao contrário do que muitos pensam, não causa nenhum mal à saúde como, por exemplo, aumento do colesterol. Inclusive pode ser um aliado tanto para quem quer emagrecer, aumentar massa muscular ou simplesmente ter uma alimentação saudável.

Nutricionista Maicon Link

O Nutricionista Maicon Link explica que toda essa polêmica em relação ao ovo acontece pelo fato de que em sua composição existe colesterol. “No entanto, inúmeras pesquisas mostram que o colesterol ingerido através dos alimentos não exerce grande influência sobre o colesterol que circula no nosso organismo. Mas aí você deve se perguntas como, então, o colesterol aumenta? O colesterol é produzido através do consumo de em grandes quantidades de carboidratos de elevado índice glicêmico e digestibilidade como açúcar, doces em geral, pães (farinha branca), biscoitos e massas de maneira exagerada, e também alimentos ricos em gorduras saturadas como industrializados gordurosos no geral (salsicha, presunto, etc.), frituras, creme de leite, entre outros”, explica.

O ovo contém colesterol, que é importante para a síntese de hormônios. Ele possui apenas 70kcal e diversas vitaminas e minerais. A gema do ovo contém nutrientes como Ômega 3, Luteína e Zeaxantina, que ajudam a proteger da degeneração macular. Além disso, ela também contêm as maiores quantidades de vitamina A, D, E e do complexo B, que ajudaram na visão, crescimento dos ossos e combate aos radicais livres. “Ele ainda, possui vários aminoácidos essenciais, ou seja, que nosso corpo não é capaz de produzir”, diz Maicon e acrescenta que também ajuda na saciedade por um bom período de tempo durante o dia, o que auxilia em um processo de redução de peso, e ajudando a evitar as “escapadas” com outros alimentos que não trarão praticamente benefícios para seu objetivo.

A melhor forma de consumir o ovo é aquecido, já que cru ele perde 30% da absorção das proteínas. Pode ser cozido, omelete, ovo mexido, poche (na água), com temperes, que vai da criatividade de cada um. Segundo Maicon Link, o consumo de ovos diário é permitido e promove os diversos benefícios, incrementando a alimentação. A quantidade consumida deve ser estipulada por um profissional de nutrição baseado nas necessidades de cada indivíduo, pois estas podem mudar conforme o passar do tempo.

Receita panqueca de banana

INGREDIENTES
2 ovos
1 banana
1 col de aveia
1 col de adoçante xilitol (opcional)
Canela (opcional)

MODO DE PREPARO:
Coloque todos os ingredientes no liquidificador ou mixer (também pode amassar com garfo). Liquidifique por 30 segundos. Coloque na frigideira e tampe no fogo baixo por 2 minutos. Após vire de lado a panqueca, mais 30 segundos. Está pronto, ótima opção de lanche.

9 visualizações.
Notícias Relacionadas