Entre os dias 18 e 22 de outubro, um Programa Intensivo de Fiscalização (PIF) ocorrerá na região de Santa Rosa com foco na área industrial. O objetivo é combater o exercício ilegal e garantir a efetiva participação de profissionais e empresas habilitadas nas áreas de Engenharia, Agronomia e Geologia, buscando a defesa da sociedade, fundamentado na ética, proteção ao meio ambiente e nos aspectos humanos, sociais e econômicos.
Sob a supervisão de Gustavo Vaz, os agentes fiscais Amâncio Renato do Nascimento, Jorge Emilio Vianna Pydd, Kassius Rafael Kolling e Marta da Cruz Amaral visitarão as indústrias da cidade atuando com foco nas responsabilidades técnicas sob a manutenção de máquinas e equipamentos. Também serão verificadas as atividades técnicas exercidas no local, as ART’s existentes para a empresa fiscalizada, a atividade principal da empresa e se possui registro no Conselho.
Segundo dados divulgados pelo Departamento de Economia e Estatística (DEE), a economia do Rio Grande do Sul registrou alta de 2,5% no segundo trimestre de 2021 em relação ao trimestre anterior. Entre os setores que contribuíram para o crescimento foi a indústria, onde o desempenho estadual ficou acima do nacional (+21,2% contra 17,8%), com destaque para o resultado da Indústria de transformação (+24,9%). Considerando apenas a Indústria de transformação, a alta foi puxada pela fabricação de máquinas e equipamentos (+51%), produtos de metal (+50,1%) e veículos automotores, reboques e carrocerias (+50,1%).
Esses empreendimentos desenvolvem atividades que necessitam de manutenção, que devem ser realizados por profissionais e empresas legalmente habilitadas. Assim, é dever legal do CREA- RS combater o exercício ilegal da profissão efetuando, para tanto, a fiscalização do exercício das profissões da área tecnológica, em conformidade com a lei.