,

Acampamento Farroupilha à Vista

Acampamento Farroupilha à Vista

A ideia da realização futura de um Acampamento Farroupilha, em Santa Rosa, merece aplausos. Assim me posiciono a partir da premissa de que é das ideias que nascem as obras. Objetivamente falando, estou me referindo à ideia gestada a partir do Acampamento Farroupilha realizado em 2024, no Parque Municipal de Exposições Alfredo Leandro Carlson, denominado Domingueira Farroupilha.

Fruto dessa experiência recente, que reuniu o C.T.G. Chama Crioula e o Piquete Renascer, Daniel Oliveira, diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, anunciou estar programada uma reunião com todos os CTGs e Piquetes da cidade para discutir o projeto. Ótimo! O Estado já tem um exemplo de comemoração da Semana Farroupilha concentrando entidades afins no Parque Maurício Sirotski, na capital, o consagrado Acampamento Farroupilha.

A Semana Farroupilha, evento que homenageia o gaúcho na luta – diga-se de passagem – sangrenta contra o Império, é tão sem igual que exalta uma guerra da qual – impõe-se reconhecer – saiu derrotado. Não por acaso, o evento é comemorado no início da insurreição, dia 20/9/1835, e não no ensarilhar de armas, dia 1º/3/1845, quando do Tratado de Poncho Verde. Todavia, do episódio, o RS saiu maior do que entrou.

Na impossibilidade de minuciar o legado da Revolução Farroupilha, sintetizo-o no Hino Rio-Grandense: “Como aurora precursora/Do farol da liberdade/Foi o 20 de setembro/O precursor da liberdade/Mostremos valor, constância/Nesta ímpia, injusta guerra/Sirvam nossas façanhas/De modelo a toda terra/De modelo a toda terra/Sirvam nossas façanhas/De modelo a toda terra/Mas não basta, pra ser livre/Ser forte, aguerrido e bravo/Povo que não tem virtude/Acaba por ser escravo”.

A Semana Farroupilha, no Parque Municipal de Exposições, dada a qualidade das entidades-alvo a integrá-la (CTGs e Piquetes, sociedades com o DNA da benquerença), servirá para esbanjar hospitalidade, interagir com pessoas estranhas, compartilhar o chimarrão, o churrasco etc como se as visitas estivessem na sua própria casa.

Além de divulgarem as tradições e o folclore, atividades sociais e culturais por excelência, os CTGs e os Piquetes, uma vez reunidos, proporcionarão, ainda, melhor aproveitamento do Parque de Exposições, patrimônio do Município com 47 hectares de área com invejável infraestrutura.

Já sentindo o pulsar da Semana Farroupilha em um só local, peço vênia para sugerir que contemple em sua programação um Festival de Músicas, com o tema, para as canções alusivas à efeméride, divulgado na abertura do evento, a exemplo dos encontros costeiros (Barranca/S. Borja, Costeiros/S. Rosa etc).

Isso levaria os compositores das canções concorrentes no festival a aprofundarem seus estudos sobre (i) a Revolução Farroupilha, o mais longo movimento de revolta civil do país, e (ii) seus heróis Bento Gonçalves, Neto, Onofre etc.

4 visualizações.
Notícias Relacionadas