Nos últimos anos, alunos concluintes do Ensino Médio do Instituto Sinodal da Paz alcançaram excelentes notas na redação do ENEM, o que contribuiu para muitos deles ingressarem em cursos concorridos em universidades públicas e privadas, incluindo a “sonhada” medicina.
Professor de Língua Portuguesa e Redação do Instituto Sinodal da Paz, Glauber Seibert, comenta que a dedicação e disciplina são fundamentais para que os alunos obtenham boas notas, além de muita leitura e atenção ao tema proposto.
Professor Glauber, como acontece a preparação dos alunos para desenvolverem uma boa redação?
Certamente, a construção de um bom autor de textos é extremamente individual e de caráter subjetivo; desse modo, os alunos que já possuem hábitos de leitura e escrita consistentes desde antes do seu ingresso no Ensino Médio têm maior facilidade em ampliar repertório, compreender os gêneros textuais, em especial o dissertativo-argumentativo, e escrever sobre diversas temáticas. Quanto antes o indivíduo compreender o diferencial social de um aluno que bem lê e bem escreve, melhor. Desafortunadamente, há uma parcela significativa de educandos que não se constitui habilidoso, em especial, na escrita, durante as fases anteriores à final da educação básica, por não possuir maturidade acadêmica suficiente. Desse modo, o primeiro passo para a preparação de um bom redator é fazê-lo entender sobre seu protagonismo na escrita e a importância do ato de escrever para sua vida cidadã. No momento em que tal compreensão é constituída, os processos seguintes como a construção de repertório interdisciplinar, conhecimento lingu
ístico otimizado, coerência e coesão ao escrever e a ciência de estar inserido em uma sociedade na qual é, também, interventor serão mais simples de entender.
Durante o ensino médio, é possível observar o crescimento dos alunos?
A prática de escrita durante o Ensino Médio é uma constante, desse modo, é evidente o crescimento dos educandos em relação a tal ato. Cabe ratificar que cada aluno possui seu ritmo, cada um é resultado de vivências anteriores, assim, um, muitas vezes mensurado, como “pequeno êxito” precisa ser laureado e, de tal maneira, fixado como conquista. Reconhecer-se como indivíduo em constante evolução e ter como comparativo apenas a si mesmo é o primeiro passo para tornar-se um ótimo autor. Tenho, com muita alegria, observado isso na grande maioria dos alunos ao longo dos anos.
Desenvolver uma boa redação pode ser decisivo no resultado final do ENEM?
A Redação, individualmente, constitui uma das cinco provas que totalizam a nota do ENEM; assim sendo, naturalmente, um excelente resultado em redação resultará numa ampliação da média final do aluno que lograr tal sucesso. Costumo afirmar que o indivíduo que escreve uma boa redação a partir dos parâmetros de correção estabelecidos pelo ENEM tende a ser um autor muito bom de qualquer tipo de texto, em especial de outros exames seletivos para cursos superiores.