O mercado é formado por um conjunto de negócios que vendem produtos e serviços e por um grupo de consumidores que se interessam por estes produtos e serviços e usam de seus recursos para comprar e assim atender suas necessidades, gerando renda e movimentação econômica na sociedade. Com o crescimento do mercado, aumento da população consumidora e principalmente explosão das vendas on line, o que se destaca é a competitividade, o aumento da concorrência no mercado, tanto físico como virtual. Muitos negócios vendendo produtos e serviços simulares para uma mesma população, que pode escolher de quem comprar, seja por preço, qualidade, agilidade na entrega ou qualquer outra característica que faça o consumidor tomar a decisão de compra de uma ou de outra empresa no mercado.
A grande questão é como se destacar em meio a esta multidão de empresas e negócios e ser “A ESCOLHA” para seus clientes. Justamente neste ponto que entra a DIFERENCIAÇÃO COMPETITIVA, quando conseguimos encontrar os DIFERENCIAIS que fazem sentido para seu negócio e que te ajuda a se destacar no mercado, principalmente para seus clientes alvo, assim a tendencia é aumentar o volume de negócios, ter clientes mais fidelizados e evitar o comparativo com os demais concorrentes apenas pelo preço dos produtos e serviços.
O Desafio é desenvolver estes diferenciais de forma assertiva, para isto, precisamos pensar pela visão do Publico Alvo, nos colocar no papel do cliente e entender o que ele valoriza, mapear a experiência do cliente e perceber quais as informações que fazem diferença para ele escolher entre um negócio e outro, e a partir deste processo, organizar o seu negócio, considerando estas informações como prioridades para criar os diferenciais, agregando valor aos clientes para que escolham seu negócio na hora de pensar em comprar.
De forma simples, também podemos pensar os diferenciais pelo prisma da inovação, seja em produtos, serviços, ambiente ou mesmo canal de venda e atendimento:
• Ter marcas exclusivas que nos diferenciam (pelo menos quanto ao mercado físico);
• Ter produtos de alta tecnologia antes dos concorrentes;
• Trabalhar com produtos e serviços técnicos atrelados (produto + instalação e assistência) quando a concorrência não trabalha assim;
• Organizar padrões de atendimento que surpreendam o cliente;
• Desenvolver produtos que fogem do padrão, com cores, design e apresentação totalmente diferenciados do que o mercado trabalha, mas que atendem a necessidade dos clientes;
• Explorar experiências sensitivas no ambiente como cheiros, texturas, cores, sons, gostos e outros fatores sensoriais que façam os clientes passarem por vivências diferenciadas na loja, além dos produtos e serviços que são vendidos;
• Pensar um Layout que valoriza os produtos (deste a fachada até a exposição interna dos produtos), ter um ambiente pensado para agregar valor faz toda diferença para que os clientes percebam melhor seu mix de produtos e assim façam suas compras com mais facilidade na escolha.
• Para muitas empresas, atendimento virtual é inovação e diferencial, ter um canal de venda pelo wats, ter um canal de vendas pela rede social e/ou principalmente permitir que o cliente realize compras através de um e-commerce do seu negócio;
• Diferenciar-se no tipo de proposta, na forma de apresentação do orçamento, na formação do preço (fugir dos comparativos). Foque no valor agregado e não na unidade de medida. Por exemplo um bolo, se todas as padarias e confeitarias vendem bolo, e todas vendem por KG, a pergunta é o seu bolo é diferente? SIM então sai do comparativo por KG, venda por unidade, faça formatos diferentes (estrela, lua, peixe, animal…) e monte pacotes por tamanho, por número de recheios, por nível de produtos da receita (Linha bronze, Linha Prata e Linha Ouro com produtos importados no recheio) entre outras formas de modificar a percepção de valor dos seus clientes.
Gostou das dicas. Me ajude a entender quais os diferenciais dos negócios da nossa cidade e região, comente o que você valoriza como diferencial?