Final de ano foi época de festas, despedidas, reencontros… Períodos também de certa ansiedade e preocupações quando se aproxima o momento de decidir sobre a melhor opção em ensino para seu filho. Sua escolha depende de alguns fatores, entre eles importante ressaltar, a importância do reconhecimento do humano no outro, que também é um sujeito de sentimentos e desejos. Também é necessário observar com atenção como funciona a recepção, quanto a sua chegada à escola, segurança, organização, condições de limpeza, estrutura física, proposta pedagógica, como se dá o processo de aprendizagem, comprometimento da escola com o aprender e o ensinar…
A escola ideal é aquela que oferece através da proposta pedagógica metodologias dinâmicas que investem em tecnologias ativas, que contextualizam os conhecimentos, vivências na vida real do aluno, aprendizagens com produção de sentidos e significado. Diante desses conceitos, Vygotsky compromete-se com uma abordagem processual, pois busca demonstrar que o conceito tem uma história, na vida do indivíduo e do grupo social. A escola, partindo deste princípio, precisa valorizar as potencialidades, abranger o ensino de conhecimentos sistematizados e culturalmente valorizados. Compreender diante disso que, cada aluno é único, singular e que vai agregar sentido a partir de sua própria história.
É preciso idealizar que a ampla estrutura, com espaços adequados, área infantil, espaços lúdicos e recreativos, espaço para lazer, ginásio de esportes, estrutura física coberta, área verde, propicia o brincar/jogar através de vivências significativas. As atividades educativas extraclasse também são imprescindíveis, influenciam diretamente no aprendizado dos alunos, tanto nos aspectos cognitivos, quanto físicos, motores, emocionais, sociais…. Essas ações que exploram ambientes externos despertam a criatividade, além de estimularem a busca processual pelo conhecimento.
Essa escola precisa ser encantadora, complexa, exigente, comprometida com o ensino, preocupada com a formação humana, alicerçada aos valores cristãos. Contar com uma proposta de apoio pedagógico aos alunos em processo de adaptação, desde o maternal até aos alunos do ensino médio, principalmente quando os alunos mais velhos que estão trocando de escola no final do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. Considerar que os índices de avaliação externa, desempenho dos alunos no ENEM, aprovação em vestibulares, também são critérios que carecem atenção. Conota sinais de seriedade e comprometimento da escola, de conciliar projeto pedagógico com a realidade da sociedade.
Ainda e não menos importante, essa escola precisa contemplar uma educação em período integral. O conceito de educação integral com o qual a BNCC está comprometida se refere à construção intencional de processos educativos que promovam aprendizagens sintonizadas com as necessidades, as possibilidades de atividades extraclasse de esportes, idiomas, teatro, dança, artes e música visando a complementariedade da formação de crianças e adolescentes, aos interesses dos alunos e, também, aos desafios e demandas da sociedade contemporânea.
Conhecer, acreditar e se encantar com a escola de seu filho é o primeiro passo para uma aprendizagem efetiva e significativa, mas, o mais importante e determinante é que seu filho se encante com esta escola.
Márcia Brun Coordenadora Pedagógica do Colégio Concórdia Psicopedagoga Clínica e Psicanalista em formação