A Competição e os Negócios

A Competição e os Negócios

A concorrência é um fator que todos os negócios enfrentam no seu relacionamento com o mercado e com os clientes. A Base de concorrência é a competição entre duas ou mais empresas pelo mesmo mercado ou mesmos clientes. Muitas vezes a competição traz consequências ruins como a perda de alguns negócios importantes para os concorrentes ou até a inviabilidade de determinados negócios pois os concorrentes conseguem fazer preços que não geram margens positivas ao seu negócio. Em outros momentos o fato de ter concorrência ou competição faz o esforço ser maior em busca da conquista dos clientes, aumenta o investimento das empresas, aumenta a motivação em relação a cada resultado alcançado e o ambiente competitivo faz as empresas conseguirem superar expectativas tanto de resultados como de satisfação aos clientes.

O fato é que a competição tem grande influência no desenvolvimento, seja no ambiente empresarial, seja no ambiente esportivo. Inclusive o ambiente esportivo reflete muito bem o quanto a competitividade transforma a realidade das pessoas e das organizações. Podemos citar exemplos como o Inter e o Grêmio, que são os times de maior rivalidade no estado, o que é rivalidade? Concorrência. Quem tem a maior torcida? Quem tem os melhores Resultados? Quem ganhou os maiores títulos … e as conquistas de um motivam o outro a chegar no mesmo nível e mais do que isto, superar a marca, ter um resultado maior, ser reconhecido como superior.

É justamente este sentimento de competição, de vontade de superar o outro, de fazer o máximo para superar as conquistas do rival que faz o desenvolvimento de ambos acontecerem, porque, nunca estão satisfeitos com o resultado e buscam estratégias e investimentos para chegar neste nível superior. Muito além dos times, no esporte isto também acontece com os recordes, onde os atletas sempre sequem buscando a superar das marcas que já foram alcançadas.

Outro fator que se observa a competição agindo é no meio político, que influencia diretamente o desenvolvimento das cidades e consequente dos negócios. Onde há competição entre partidos e grupos pelo poder político, sempre existe grande esforço quando um grupo está no poder, busca fazer o máximo de realizações, trazer o máximo de investimentos, fazer os maiores eventos, conquistar os melhores resultados, tanto financeiros como de desenvolvimento econômico e social para estar marcado como realizações na história, possibilitando comparativos com os grupos rivais, para justificar a manutenção de maior tempo no poder.

Em síntese, assim como nos demais exemplos, no ambiente dos negócios a competitividade também transforma as realidades, buscando ter os melhores produtos, as melhores marcas, os melhores preços numa busca constante por melhoria, que envolve investimento, planejamento, pesquisas e muita ação, buscando sempre estar a frente da concorrência que hoje é globalizada. Isto significa evolução, principalmente tecnológica, mas também em produtos e serviços que diferenciam as empresas na busca constante pela conquista dos clientes.

Portanto, competir é evoluir, ter concorrentes que transformam o mercado é uma forma de manter-se atualizado, de buscar fazer mais, de buscar novas tecnologias, pensar novas formas, novas abordagens, inovar não só em produtos em serviços, mas no atendimento, nos canais de comunicação, no relacionamento com os clientes, com as pessoas e rever o que pode ser melhor a cada dia para diferenciar-se e assim manter-se competitivo no mercado.

Sejamos gratos a competitividade. Que venha a evolução, dia a dia.

1 visualizações.
Notícias Relacionadas