A Secretaria de Meio Ambiente de Santa Rosa promove, neste sábado, uma importante ação de prevenção contra cinomose e parvovirose. As duas doenças são virais e altamente contagiosas que colocam em risco a vida dos cães. A iniciativa integra o projeto “Santa Rosa Contra a Cinomose e Parvovirose”, que busca ampliar a proteção dos animais e conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação.
A cinomose é transmitida pelo ar e por secreções de animais infectados, causando febre, secreção ocular, tosse, vômitos, diarreia e, em casos graves, convulsões e alterações neurológicas. Já a parvovirose provoca vômitos intensos, diarreia hemorrágica e desidratação severa, afetando principalmente filhotes e cães não vacinados. Ambas têm alta taxa de mortalidade. A vacina aplicada na ação é polivalente, protegendo não apenas contra cinomose e parvovirose, mas também contra outros vírus que causam doenças graves em cães, como adenovirose e parainfluenza, oferecendo uma imunização mais ampla e eficaz.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Gustavo Foliatti, a iniciativa é fundamental para proteger a população canina, “A vacinação é essencial para impedir a circulação da cinomose, da parvovirose e de outros vírus. Convidamos todos os tutores a participar. Essa ação salva vidas e reforça nossa responsabilidade coletiva com a saúde animal”. A ação ocorre no Mercado Público de Santa Rosa, neste sábado, das 8h às 12h. Antes de receber a vacina, todos os cães passarão por uma avaliação de saúde para garantir segurança e cuidado individual.
O evento é realizado em parceria com a Clínica Veterinária da Dra. Pamela Ferraz e com o Espaço Pet, que disponibilizarão seus corpos técnicos para realizar as avaliações dos animais e aplicar as vacinas ao longo de toda a ação. A união entre poder público e profissionais da área fortalece o compromisso com o bem-estar animal no município. A vacinação é gratuita e aberta ao público. Tutores devem levar seus animais ao Mercado Público das 8h às 12h.











