A Sicredi União RS/ES, uma das mais de 100 cooperativas do Sistema Sicredi, realizou a segunda edição do Seminário de Práticas Inspiradoras do Programa A União Faz a Vida, reunindo mais de 300 educadores em um encontro marcado por troca de experiências e valorização da educação cooperativa. A iniciativa também celebrou os 30 anos do Programa, que tem como propósito de promover o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes por meio da metodologia de projetos.
Além disso, o momento iniciou com uma palestra sobre Educação e Humanidade, com a palestrante Neusa Maria John Scheid, doutora em comunicação. Durante o evento, professores das escolas participantes apresentaram relatos e projetos que evidenciam o impacto positivo da proposta nas comunidades escolares. “Ao criar condições para que os professores escrevam, apresentem e publiquem seus relatos, a Sicredi União RS/ES cumpre um papel essencial na disseminação de práticas pedagógicas. Cada história compartilhada abre novas possibilidades, conecta teoria e prática, escola e comunidade, assim como propõe a educação cooperativa: quando cooperamos, aprendemos juntos e transformamos realidades ao nosso entorno”, destacou Roseli Bianchi, Assessora Pedagógica do Programa.
O seminário também foi espaço para reflexões sobre o papel transformador da educação. “Muitas vezes, nossas práticas ficam restritas à sala de aula, e o seminário me permitiu visualizar de forma mais ampla todo o processo de ensino. Foi também um incentivo para não parar e nem me acomodar, reforçando a importância de buscar continuamente a melhoria da qualidade da educação”, compartilhou Deise Adriana Preiss Jeske, professora da Escola Municipal Ensino Fundamental Boa Vista, de Senador Salgado Filho/RS.
Para o presidente da Sicredi União RS/ES, Sidnei Strejevitch, o Programa representa um compromisso com o futuro. “Acreditamos que iniciativas como essa têm o poder de transformar realidades e deixar um legado inspirador. Ao fortalecer os vínculos entre escola, família e comunidade, o Programa contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, participativos e comprometidos com um mundo mais cooperativo e um futuro mais próspero”, concluiu.











