Mais que prevenção: HVS aposta no olhar humano para salvar vidas

Mais que prevenção: HVS aposta no olhar humano para salvar vidas

Com ênfase no cuidado integral e na escuta ativa, o Hospital Vida & Saúde iniciou recentemente um trabalho voltado à prevenção e identificação do risco de suicídio na instituição. Destinado aos profissionais do Hospital, o treinamento integra a programação deste Setembro Amarelo: mês de prevenção ao suicídio.

Conduzida pelos psicólogos Valeska Kucharski e Cleber Rafael e pela enfermeira Daniele Kochhann, a capacitação destaca a importância da escuta qualificada, da empatia e da atuação preventiva diante de sinais de alerta. “Mais do que protocolos técnicos, o treinamento reforça que o primeiro passo para salvar vidas está no olhar atento e humano dos profissionais de saúde. Este tipo de situação exige sensibilidade para compreender o sofrimento do paciente e oferecer suporte de forma ética e acolhedora”, explica a gerente assistencial do HVS, Josiéli Pinheiro.

Para o Hospital Vida & Saúde, investir nessa qualificação significa reafirmar seu compromisso com a vida, garantindo que cada pessoa que chega à instituição encontre cuidado integral, seguro e humanizado. Essa abordagem fortalece a confiança entre equipe, pacientes e familiares, além de contribuir para a redução de casos por meio da prevenção.

Notícias Relacionadas