No dia 08 de julho, o Motorista de Futuro será realizado mais uma vez na unidade do SEST SENAT em Santa Rosa. O Programa, que já alcançou mais de 3.500 jovens de escolas públicas em 13 cidades do Rio Grande do Sul, ficou entre os 15 projetos mais inovadores do transporte na última edição do Prêmio Inova Transporte, iniciativa da Rede Alumni do Transporte, coordenada pelo ITL (Instituto de Transporte e Logística).
Segundo a Pesquisa CNT de Rodovias 2024, o transporte rodoviário é responsável por mais de 65% da movimentação de cargas no Brasil. De acordo com a Pesquisa CNT Perfil dos Caminhoneiros (2019), a média de idade dos motoristas é de 44,8 anos, sendo que apenas 8,9% têm menos de 29 anos. O setor sofre com a escassez de motoristas profissionais e, pensando nisso, a FETRANSUL desenvolve ações para atrair jovens à profissão.
SOBRE O PROGRAMA:
Tem como principal parceiro o SEST SENAT e conta com o apoio da Transpocred e de empresas do setor de transportes. Nesta edição de Santa Rosa, o SINTRALOG também apoiará a ação.
Durante as visitas guiadas, os jovens são recepcionados no SEST SENAT pelas equipes locais e assistem a uma explanação de instrutores sobre as atividades do motorista profissional e sua importância para a sociedade. Na sequência, participam de uma palestra com o tema “Iniciando no Mercado de Trabalho”, oferecida pelo Progrid Transpocred.
Após o bate-papo, os jovens conhecem o simulador de direção, uma tecnologia de ponta a serviço da qualificação profissional para o transporte, e vivenciam a experiência com o caminhão. Um cavalo mecânico, acompanhado por um motorista profissional disponibilizado pelas empresas parceiras do projeto, é apresentado aos alunos, que recebem orientações sobre as funcionalidades e tecnologias dos veículos.
Saiba mais: https://www.fetransul.com.br/motorista-do-futuro/