Os carros elétricos se apresentam há muitos anos como uma alternativa para consolidar a mudança da matriz energética brasileira e uma das melhores soluções ambientais para a diminuição dos impactos provocados pelas emissões dos gases do efeito estufa e melhoria da qualidade de ar nos grandes centros urbanos. Porém, por diversos motivos, o Brasil ainda não deslanchou neste nicho de mercado. Acredita-se que os principais motivos sejam ainda relacionados à dependência e aos interesses da Petrobrás na continuidade de nossa dependência pelos combustíveis fósseis. Porém, a falta de investimentos em infraestrutura de recarga dos carros elétricos em todo o território brasileiro, a grande extensão territorial do país para dispor destas estruturas, bem como, a baixa autonomia das baterias também são fatores limitantes para a compra dos carros elétricos no Brasil. Além disso, o alto preço para aquisição dos carros elétricos, bem como, a grande desvalorização e depreciação destes também intimidam os investidores. Pois, em alguns modelos, logo nos primeiros anos já se tem uma desvalorização de mais de 40%. Diante disso, no Brasil hoje só é economicamente viável a aquisição de um carro elétrico para quem percorre uma alta quilometragem mensal em centros urbanos e que possa carregar a bateria em sua residência, como motoristas de aplicativo, por exemplo. Como soluções, teríamos que ter uma fabricação própria no Brasil e acelerar a tramitação de legislações de incentivos para a aquisição destes carros elétricos no país, bem como, investir em infraestrutura de recargas. Assim, vemos que no Brasil precisamos evoluir muito ainda para oferecer à população as condições ideais para comprar e usufruir desta tecnologia. Paralelo a isso, pensando que até 2035 se tem a projeção de mudar bastante este cenário, precisa-se trabalhar também em fontes de geração de energia limpa para garantir que teremos a energia elétrica suficiente para o carregamento destas baterias.
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