Cerca de 6.150 alunos retornaram às salas de aula nas 30 escolas da Rede Municipal de Ensino neste ano letivo. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Educacional realizou solenidade oficial de abertura da Educação Infantil no dia 07 de fevereiro, na EMEI São Francisco de Assis.
Já a abertura oficial das Escolas de Ensino Fundamental ocorreu no dia 18 de fevereiro, no turno da manhã, na EMEF Pedro Speroni e no turno da tarde, na EMEF Duque de Caxias. Estas duas escolas foram contempladas com um projeto piloto da SDE, com a formação para todos os professores no Programa Educar para o Pensar, do Centro de Filosofia Educação para o Pensar, da Editora Sophos, de Florianópolis-SC.
O primeiro encontro de formação para os professores das duas escolas, totalizando 16 horas, ocorreu nos dias 14 e 15 de fevereiro, nas dependências da Escola Expedicionário Weber, no antigo colégio Liminha.
Durante o recesso escolar a equipe da Secretaria de Desenvolvimento Educacional trabalhou intensamente no planejamento das atividades administrativas e pedagógicas e proporcionou formação para todos os educadores, preparando de forma organizada o início das atividades escolares de 2019.
As Equipes Diretivas das Escolas participaram das reuniões na SDE e também realizaram reuniões e atividades de organização com todos os professores em cada escola, para recepcionar os alunos de forma surpreendente e carinhosa.
Hoje, a rede municipal de ensino conta com cerca de 493 professores. De acordo com dados da secretaria, mais de 6 mil alunos são atendidos na Rede Municipal, sendo 2.400 nas 17 escolas de Educação Infantil e 3.700 nas 13 escolas de Ensino Fundamental.
Durante o período de recesso escolar também foram realizados reparos e pequenas reformas nas escolas da rede municipal.
O Passe Livre Estudantil continua com as inscrições até o dia 08 de março no Setor de Transporte Escolar, junto a Secretaria de Desenvolvimento Educacional. O Programa disponibiliza transporte gratuito para todos os alunos do Ensino Fundamental, Médio, Técnico e Universitário do município, tanto da rede pública como privada, desde que o aluno resida a mais de 1 km de distância da escola.
A Secretária de Desenvolvimento Educacional, Lires Zimmermann Führ, afirma que a Administração Municipal vem realizando investimentos na infraestrutura, móveis, equipamentos, contratação e formação de professores, mas o grande diferencial é o comprometimento de todos os profissionais que atuam na educação e promovem a formação integral do ser, contribuindo para uma melhor qualidade de vida de nossa comunidade, culminando com o crescimento de nosso município.