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A preparação é o grande segredo para o sucesso ou o insucesso de um negócio. Estar preparado envolve analisar o que está acontecendo, as tendências, os movimentos do mercado, seja em tecnologia, em novos serviços, novidades em produtos ou até mesmo investimentos que envolvem o ambiente onde seu negócio está estabelecido e a tendência de mudanças neste cenário a partir destes investimentos.

Conforme destacado em nossa última coluna, o mercado de Santa Rosa está vivenciando constantes mudanças e investimentos e isto tenderá a gerar muitas oportunidades para as empresas e negócios de nossa região. Para estar preparado para estas mudanças será necessário planejamento, organização e visão de futuro para fazer hoje as mudanças necessárias para atender necessidades e perspectivas do amanhã, dentro disto, seguem alguns itens que serão importantes serem pensados:

– Quanto aos clientes: O Perfil dos seus clientes tende a mudar ou você continuará atendendo os mesmos clientes? Será necessário mudanças para atender novos clientes? Haverá novos concorrentes? Seus clientes estão satisfeitos com o seu negócio? Qual será a tendência do mercado em relação aos seus clientes e ao seu tipo de negócio?

– Quanto aos Produtos e Serviços: Os produtos que você está trabalhando hoje atendem as necessidades do mercado? Preciso buscar novas marcas para atender as mudanças de consumo dos clientes? Tem novidades em produtos e serviços que ainda não estão disponíveis no seu negócio? Quais os serviços que o mercado está oferecendo e que sua empresa ainda não implantou?

– Quanto a Equipe de Trabalho: Sua equipe de trabalho está qualificada para atender as necessidades dos novos clientes e as novas necessidades de seus clientes atuais? Sua equipe acompanha as novidades do mercado e buscam conhecimento sobre todos os novos produtos e serviços que estão disponíveis no seu negócio? O Atendimento da sua equipe está no nível de satisfação que você deseja?

– Quanto a Organização Funcional: Sua estrutura física e seu ponto estão adequados para atender as necessidades e expectativas dos seus clientes? Sua fachada está bonita e atrativa? Seu sistema de informações (software) consegue gerar informações gerenciais e lhe proporciona análises comerciais e de lucratividade para viabilizar seu crescimento? O seu processo de atendimento, faturamento e expedição são rápidos, funcionais e garantem uma boa experiência para seus clientes?

– Quanto aos Canais de Venda: Atualmente ter vários canais de vendas é um sinônimo de bons resultados, pois, possibilitam aos clientes fazerem compras que não dependem exclusivamente do atendimento físico ou de um único canal. Você já organizou um canal de vendas on line? Seus contatos estão disponíveis para atendimento via digital? Já utiliza as redes sociais como canal de vendas e sua equipe está preparada para atender?

– Quanto aos Canais Divulgação: Muito além de vender, o segredo para o crescimento está em comunicar suas soluções para o mercado, por isto, pensar nos canais de divulgação é fundamental. Os canais de divulgação que você está utilizando hoje conseguem comunicar seus produtos e serviços e suas novidades para seus clientes e seus potenciais clientes? Quando você lança uma novidade seus clientes ficam sabendo e buscam esta novidade no seu negócio? Você está usando canais variados e testando seus resultados? Já testou as redes sociais? Já testou o potencial dos canais físicos como Jornais e Revistas? Já usou rádio e tv em sua estratégia?

Diante destas informações e questionamentos, salientamos que cada negócio teus suas características e seu potencial. Planejar ESTRATÉGIAS para transformar estas oportunidades em RESULTADO é o que diferencia cada negócio e viabiliza transformar o POTENCIAL EM SUCESSO. Comece a realizar o seu planejamento e conte conosco para auxiliar.

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