2
Shares
Pinterest Google+

O uso do uniforme é uma pauta sempre levantada nas escolas. De um lado, há aqueles que afirmam que o pedido de uniforme é importante, e de outro, vêem uniformes escolares como um pouco antiquado.

Mas o fato é que milhares de escolas, em todo o mundo, ainda requerem diferentes graus de políticas de uniformes para seus alunos porque isso traz vários benefícios.

“Ao adotar o uso do uniforme, a escola tem por objetivo, efetivar uma série de medidas, as quais visam beneficiar o aluno. A utilização do uniforme escolar implica disciplina com relação a todos na escola, bem como oferece uma maior segurança, vez que permite diferenciar claramente quem faz parte ou não do Colégio”, salienta Maria de Lourdes Zerbin, Diretora do Colégio Concórdia de Santa Rosa.

Maria de Lourdes Zerbin, Diretora Concórdia

Quando foram criados, um de seus objetivos era representar a tradição da escola, com seu símbolo e cores. Atualmente, a maioria das escolas adota o uniforme para crianças e adolescentes, visando um item prático, que facilita o controle de vestimenta pela escola e representa para os pais uma economia com as roupas dos filhos.

Os uniformes, apesar das transformações, não são muito prestigiados pelos alunos, mas são importantes, pois evitam vários problemas que podem ocorrer.

Dentre os principais conceitos por trás de uniformes escolares, é que eles eliminam o potencial para problemas sociais que surgem a partir de trajes de estudante. “Ainda referente aos benefícios do uniforme, podemos citar a igualdade decorrente do seu uso, pois a utilização de vestimentas padronizadas demonstra que todos são iguais aos olhos da escola e perante aos demais alunos, sem qualquer distinção de classe econômica ou status social, sem segregação, gerando, assim, um sentimento de pertencimento igualitário ao mesmo ambiente escolar”, explica Maria de Lourdes.

Outra questão que merece ser relevada é a segurança que ele traz tanto para os alunos, quanto os responsáveis do colégio. Com todos os alunos vestindo algo padronizado, fica muito fácil identificá-los dentro do ambiente escolar e diferenciar alguém de fora, ou até mesmo em viagens.

Além disso, evita o uso de roupas normais, consequentemente representando uma economia financeira considerável. “Outro ponto digno de destaque é o conforto, uma vez que os uniformes, em sua maioria, são confeccionados com tecidos flexíveis, pensando nas mais diversas atividades escolares cotidianas, permitindo que todos os alunos permaneçam confortáveis, principalmente quando se trata da realização de atividades físicas”, finaliza a Diretora, Maria de Lourdes Zerbin.

O uso do uniforme mantém o foco do aluno na aprendizagem, pois todos igualmente fazem parte do grupo e possuem os mesmos interesses, no caso a aprendizagem. O uniforme sofreu uma série de mudanças através dos tempos. Para muitas escolas ele se restringe a uma camiseta com o seu emblema e só, dessa forma a vestimenta não deixa de cumprir sua função genuína, mas também agrada aos alunos que gostam de se vestir despojadamente.

Previous post

Fique de olho no peso da mochila do seu filho

Next post

Lanche escolar: mande algo nutritivo e saboroso para seu filho

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *