0
Shares
Pinterest Google+

O prefeito de Santa Rosa, Anderson Mantei, decretou na tarde de quarta-feira (12) Situação de Emergência, a atitude seu deu em conta da estiagem que já causa um prejuízo de R$ 85 milhões de reais no setor de agricultura do berço nacional da soja.

No decreto destaca-se a parte que o prefeito diz: “CONSIDERANDO que no levantamento da equipe técnica da Associação Riograndense de Empreendimentos de Assistência Técnica e Extensão Rural – EMATER/RS, em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Santa Rosa, Secretaria Municipal de Agricultura do Município de Santa Rosa, Cooperativas COTRIROSA e COOPERMIL, se estima um prejuízo superior a R$ 85.000,000,00 (oitenta e cinco milhões de reais), na data de 07 de janeiro de 2022, com tendência de agravamento do quadro, pois as perdas já estimadas nas lavouras (em cerca de 60% – sessenta por cento), e pastagens (cerca de 30% – trinta por cento), deverão aumentar na medida em que a escassez prosseguir”.

O decreto também menciona a escassez de locais onde os animais fazem consumo de água, dentro das propriedades no Município, os quais estão expostos diretamente e afetando toda a cadeia produtiva de grãos.

Anderson se reúne com Ministra para tratar da estiagem

Na manhã de quarta-feira(12), o Prefeito Anderson Mantei esteve em Santo Ângelo. Na oportunidade, ele esteve com a Ministra de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina Correa da Costa Dias. O prefeito participou de um ato com demais autoridades e também entregou demandas de Santa Rosa.

A Ministra esteve reunida com lideranças, deputados e prefeitos da região para tratar sobre a seca que está afetando o Estado. O município de Santa Rosa e região pretende aderir aos programas ofertados pelo Governo Federal, “Já estamos com muitas perdas em Santa Rosa e temos que nos unir para buscar o máximo de apoio para os produtores que estão sofrendo tanto com a estiagem”, destacou Anderson.

Entre os temas abordados, o prefeito solicitou participação do Ministério com os programas de irrigação a médio e longo prazo, prorrogação de contratos de financiamentos, a liberação de novos créditos para as próximas culturas, entre outros. O encontro aconteceu no auditório da Universidade Regional Integrada do Alto do Uruguai e das Missões – URI. Também participaram da atividade juntamente com o prefeito, o vice-prefeito Aldemir Ulrich, o Deputado Federal Osmar Terra e o Deputado Estadual Ernani Polo.

Previous post

COVID-19: Hospital Vida & Saúde reforça protocolos

Next post

Síndrome de Burnout é reconhecida como fenômeno ocupacional pela OMS

No Comment

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *